Tendo como tema principal as nomeacões de cargos do Estado em Uruaçu, ocorreu na noite de terça-feira (26/03), em um espaço reservado do Dallas Restaurante e Pizzaria, uma importante e, um tanto quanto, concorrida reunião, a qual contou com participações de vários líderes políticos os quais são tidos como legítimos representantes do Governador Ronaldo Caiado (DEM) em Uruaçu.
Entre aqueles que estiveram presentes, podemos nominar: Azarias Machado Neto (Machadinho – Ex-candidato a Prefeito e a Deputado Estadual respectivamente em 2016 e 2018); Doutor Francisco Barroso Neto (Presidente do PSC / Ex-vice Prefeito na Gestão Lourencinho entre 2009 e 2012); Doutor Vercilei José dos Santos (médico e atuante no meio político); Doutor Pedro Moreira de Souza médico e atuante na política, além de ex-secretário de saúde na Gestão Marisa dos Santos entre 2001 e 2008); Doutor Wagner Paes Camapum (engenheiro civil e experiente atuante na política local, além de ser um grande articulador do meio); além de outras presenças importantes, como presidentes de partidos e, de diversos militantes na política local.
Sem nenhuma cerimônia e tampouco, meia volta, o que foi discutido com muito fervor, foi exatamente a distribuição dos cargos do Governo em Uruaçu. Até o presente momento, apenas o Ciretran e a Coordenação Regional de Educação tiveram os seus “chefes” nomeados e, inclusive, já estão efetivados. No caso do Ciretran, quem assumiu foi a funcionária de carreira do órgão, Maria Marina Rodrigues Curado, enquanto na pasta educacional, foi o Professor Ricardo Franco Pacanaro. Machadinho disse que não participou diretamente destas indicações. “A Professora Eunice Faria era o plana A, para assumir a pasta da educação, porém, ela não se dispôs, alegando que não questões familiares, daí, o Pacanaro foi o contemplado”. Esclareceu Machadinho.
A bronca principal dos presentes, girou em torno da demora em relação as destituições dos antigos contratados pelo Governo anterior e, as nomeacões dos seus substitutos. “A verdade, é que o Estado ainda está com a cara do Marconi e em Uruaçu, não e diferente!” disse doutor Pedrinho (do Laboratório), um dos presentes – e indignados – participantes.
Outro ponto bastante discutido foi em relação ao legítimo “homem forte” do Governador em Uruaçu: Ozires ou Machadinho? Quem tem poder de indicação para os cargos existentes? Porque tanta demora nas indicações? “Quem deu a cara para bater, quem se candidatou e foi bem votado foi o Machadinho, portanto, creio que ele deva ser o representante direto do Governador em Uruaçu. O Ozires é meu amigo, gosto dele, porém, o Machadinho é o representante do Governador em Uruaçu” disse Gleyson Fernandes, um dos militantes presente na reunião.
Doutor Wagner e doutor Francisco também fizeram uso da palavra e comungaram do mesmo pensamento. Ou seja, concordam que está havendo muita demora nas nomeacões dos cargos e que isso é bastante negativo para o bom andamento do Governo Caiado e, que também pode afetar nas eleições municipais, as quais ocorrerão já no ano que vem. “Precisamos definir estas questões para que possamos formar um grupo forte, já pensando em 2020. Os partidos precisam se fortalecer. O meu partido (PSC) está trabalhando e está bastante forte. As demais siglas tem que fazer a mesma coisa: Se fortalecerem”. pontuou Doutor Francisco Barroso.
Machadinho disse que entre ele e Ozires Silva não há nenhum tipo de problema e, que continuam falando a mesma língua. “Entre eu e o Ozires está tudo bem e somos grandes amigos. Não há nenhum desentendimento entre eu e ele. Era pra ele está presente aqui nesta reunião, mas, ele me ligou e disse está em viagem e não conseguiria chegar a tempo” disse Machadinho.
Ventila-se, que Machadinho deverá regressar ao DEM a qualquer momento. Atualmente, ele está filiado ao Podemos, mesmo partido do Deputado Federal José Nelto, com quem fez dobradinha em Uruaçu e outros Municípios, nas eleições passadas. A filiação de Machadinho ao Podemos, causou certo mal estar na época, no denominado ‘Grupo do Sindicato’. Embora tenha sido uma estratégia, visando facilitar sua eleição para Deputado Estadual, o que acabou não funcionando. Segundo alguns líderes do grupo, o Governador Ronaldo Caiado deu o aval para que tal transferência ocorresse.
Ficou firmado na reunião de ontem, que haverá várias outras reuniões do “Grupo Machadinho” mensalmente. O objetivo é manter o foco, pensando em 2020.Motta Filho!DRT-GO: 3001).
- Motta Filho!DRT-GO: 3001).