De início, o Município administrado por Valmir Pedro [PSDB], recebeu 440 doses da CoronaVac

Cidades localizadas na região Norte de Goiás, as quais fazem parte das Regionais de Saúde de Uruaçu e Porangatu, foram contempladas com suas doses, e várias delas, já deram o pontapé inicial à “campanha de vacinação” àqueles grupos tidos como prioritários, nesta primeira fase. Vale ressaltar, que, uma pessoa que receber a primeira dose, deverá também, tomar a segunda. Uruaçu deu início ao processo de vacinação nesta quarta-feira (20).

Sem a presença do público, em virtude da Pandemia, e, cumprindo à risca, o Decreto Municipal, o qual veta aglomerações, o prefeito Valmir Pedro, participou do evento que marcou o início das aplicações da vacina em Uruaçu. O vice-prefeito Juarez Fernandes Lourindo e o secretário municipal de saúde Josimar Nogueira formaram a dianteira da campanha de imunização.

Os primeiros a receberem as doses, foram os “abrigados” do Abrigo Filantrópico Flor de Acácia, presidido pelo empresário Alessandro Mendes Rocha, que assistiu todo o ritual atentamente. O médico pediatra Valdecir Alves de Oliveira entrou para a história, nesta guerra contra a Covid-19, recebendo a primeira dose, fazendo parte do grupo dos idosos. “Nem doeu”, brincou o experiente profissional da medicina, após levar a agulhada.

Ao todo, o município de Uruaçu recebeu 440 doses. Fica a expectativa da chegada de outras doses, para que outros grupos da população também recebam a aplicação.

Em sua conta no Facebook, o prefeito Valmir Pedro escreveu: “Os primeiros uruaçuenses já começam a receber a vacina. Começamos hoje a primeira etapa de imunização contra a Covid-19. Nesse primeiro momento, a vacina é destinada aos idosos do Abrigo Flor de Acácia e aos profissionais de saúde que trabalham na linha de frente de combate à doença. É de extrema importância ressaltar que nesse momento devemos redobrar os cuidados, reforçar as medidas de proteção, e não descuidar de forma alguma. Nós vamos fazer tudo que for possível para que a nossa população seja imunizada rapidamente, mas precisamos de apoio de todos, para que não tenhamos mais perdas”.

O secretário de saúde Josimar Nogueira, em entrevista à rádio Uruaçu-FM cravou: “Nós vamos seguir rigorosamente todo o cronograma e os grupos prioritários. Nesse início são poucas doses, e, esses grupos prioritários são os idosos e os profissionais da saúde. Iremos vacinar os subgrupos com mais vulnerabilidade, que são os profissionais de linha de frente e os idosos em instituições de longa permanência, que é o caso daqueles que estão aqui no Abrigo Flor de Acácia”.

– Fotos e reportagem: Motta Filho (DRT-GO: 3001).