Participaram representantes de Ceres, Porangatu, Goianésia, Minaçu e Uruaçu

Foi realizado na tarde de 11 de maio, na inspetoria do Crea-GO em Uruaçu, o 3º Encontro Regional de Profissionais (ERP), que reuniu 30 profissionais oriundo dos municípios de Ceres, Porangatu, Goianésia, Minaçu e Uruaçu. Os ERPs são realizados pelo Crea-GO, em parceria com o Confea e a Mútua.
Neste ano, os encontros visam discutir o tema “O Sistema Confea/Crea e Mútua em Defesa da Engenharia e da Agronomia Brasileiras”, contemplando os seguintes eixos temáticos: Defesa e Fortalecimento da Engenharia e da Agronomia junto à Sociedade; Carreira e Prerrogativas da Engenharia e da Agronomia; Tecnologia e Inovação; além de reunir propostas de profissionais das regiões e eleger os representantes da região para o 9º Congresso Estadual de Profissionais (9º CEP), que será realizado em Goiânia, no dia 30 de junho de 2016.

Palestras – Em sua participação no ERP de Uruaçu, o presidente do Crea-GO, Eng. Francisco Almeida, tratou de dois dos eixos temáticos definidos pelo Confea: Defesa e Fortalecimento da Engenharia e da Agronomia junto à Sociedade e Carreira e Prerrogativas da Engenharia e da Agronomia. Em sua fala, o presidente destacou o trabalho do Conselho goiano em relação à valorização dos profissionais do Sistema Confea/Crea no Estado. “Precisamos mostrar para a sociedade que, ao contratar um profissional do Sistema, vai contratar economia, qualidade e eficiência”, afirmou.
Francisco ainda destacou a importância de o Crea participar das discussões dos problemas do Estado, propondo soluções técnicas. “Se o Crea não participar, a sociedade não nos dará valor. Temos que mostrar nossa cara e o que podemos fazer”, disse. O presidente também reforçou a importância da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) para que o Conselho continue a lutar pela valorização profissional. “O dinheiro proveniente da arrecadação das ART’s, é investido na fiscalização do Conselho. Se não tiver ART, vai ser difícil manter os 47 fiscais em todo o Estado de Goiás, e para garantir o mercado de trabalho, deve haver fiscalização”, afirmou o presidente.
A importância da ART para o Sistema como um todo, especialmente para a fiscalização, voltou a ser destacada pelo Eng. Contr. Autom. Roger Barcellos, líder da Área de Fiscalização do Crea-GO, que juntamente com o Eng. Mec. Walter Santana, gestor do Departamento, discorreu sobre o atual modelo de fiscalização do Conselho, realizado por meio da plataforma ArcGIS, no eixo temático Tecnologia e Inovação. Roger ainda explicou que o foco da fiscalização do Crea-GO é combater a falta de registro, a exorbitância e o acobertamento, e demonstrou, na prática, como ela funciona.
Walter, por sua vez, destacou que o sistema, inteligente e georreferenciado, aumenta a produtividade, a eficiência e economiza tempo. “Melhoramos nosso desempenho”, resume. O gestor ainda frisou o trabalho do presidente Francisco em implantar o sistema e conseguir os convênios firmados com órgãos como a Celg, a Superintendência Regional de Goiás da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a Agrodefesa e outros. Como explica Walter, os acordos são essenciais para a fiscalização, pois permitem o compartilhamento de informações e o aperfeiçoamento, constante, do sistema.

Durante sua fala, Francisco destacou a importância de o Crea participar das discussões dos problemas do Estado, propondo soluções técnicas
Propostas – Durante o ERP de Formosa, foram discutidas e apresentas propostas dentro dos três eixos temáticos definidos pelo Confea. Entre as principais, estão a oferta de benefícios à iniciativa privada que fornecer recursos para o desenvolvimento de pesquisas em universidades; a exigência de ao menos um profissional da área tecnológica no quadro técnico de todas as prefeituras; e o aprimoramento da legislação no sentido de tornar mais severa a punição aos profissionais acobertadores. As propostas reunidas em Formosa serão agrupadas e reapresentadas durante o 9º CEP.
Para o conselheiro Eng. Agr. Anníbal Margon, coordenador-adjunto da Comissão Organizadora Estadual de Goiás (COE), responsável pela organização dos encontros, o evento de Uruaçu foi positivo. “Com a estimulação do presidente, que incitou os participantes a proporem ideias, atingimos o objetivo do Encontro, que foi reunir essas propostas que serão sistematizadas e apresentadas no Congresso Estadual”, destacou. O Eng. Minas Almir Menezes, membro da COE, também participou do evento e se mostrou satisfeito com os resultados.

Eleições – No ERP de Uruaçu, a Tec. Edific. Patrícia Rodrigues Vieira, inspetora-auxiliar de Uruaçu; o Eng. Civ. Wiliam Gonzaga de Campos, inspetor-titular de Ceres; o Eng. Civ. João Paulo Gomide e Brito, inspetor-titular de Porangatu; a Eng. Agr. Eliane Divina de Toledo Souza, inspetora-auxiliar de Goianésia; e o Eng. Civ. Talistone Cortezia, inspetor-titular de Minaçu foram eleitos como representes da região no 9° CEP.

ERPs – Até o dia 22 de junho, outras cinco cidades goianas sediarão os Encontros Regionais. Na próxima semana, Anápolis e Iporá receberão os eventos nos dias 17 e 19, respectivamente. O evento de Iporá receberá também os profissionais de Aragarças e Cidade de Goiás. Para participar dos Encontros Regionais, os profissionais de cada uma das jurisdições das inspetorias que receberão os eventos deverão se apresentar no local dos Encontros, que se iniciarão às 13hs, e realizarem suas inscrições.

DEPOIMENTOS

“O evento foi muito produtivo e serviu para termos uma noção do que está sendo realizado pelo Crea e no que podemos melhorar. Pudemos reunir ideias de melhoria e isso é muito importante. Acredito, até, que deveria ser realizado com mais frequência.” (Tec. Edific. Patrícia Rodrigues Vieira, representante eleita de Uruaçu)

“Aqui tivemos a oportunidade de reivindicar aquilo que achamos ser nosso direito, e também de apresentar propostas que tragam melhoria a nós, profissionais do Sistema. Isso é muito importante. Fico feliz de ter sido eleito e poder fortalecer essas propostas no CEP.” (Eng. Civ. Wiliam Gonzaga de Campos, representante eleito de Ceres)

“O evento foi bastante positivo. Pudemos entender o que o Crea tem feito em defesa dos profissionais da área tecnológica e também da sociedade. A maneira como o Crea vem atuando fez com que o Conselho deixasse de ser apenas um órgão arrecadador, e agora apresentamos outras propostas de melhorias.” (Eng. Civ. João Paulo Gomide e Brito, representante eleito de Porangatu)

“O evento foi de grande valia. O Crea está no caminho certo, realizando um ótimo trabalho em relação à valorização profissional e a defesa da sociedade. O nosso objetivo é reforçar cada dia mais a importância da Engenharia e engrandecer a nossa área.” (Eng. Civ. Talistone Cortezia, representante eleito de Minaçu)

“O evento nos traz bastante informações, nos tira dúvidas e apresenta inovações do Crea, e isso é muito importante. O tema do Encontro também é muito bom, pois fortalecimento da Engenharia – o termômetro do desenvolvimento – é muito importante em um momento de crise como o atual.” (Eng. Civ. e Seg. Trab. Vilma França Monteiro, profissional de Uruaçu)

“O evento tem uma grande importância pois propicia uma interação entre os profissionais e também uma aproximação com o Conselho. Além disso, é importante também para o fortalecimento da Engenharia e o desenvolvimento da região, pois os profissionais ficam por dentro de tudo o que está acontecendo.” (Eng. Agr. Lihamara Alves de Souza, profissional de São Luiz do Norte)

“O Encontro mostrou bem como o Crea atua na prática, garantindo o mercado de trabalho para os profissionais, através da valorização profissional, e, ao mesmo tempo, agindo em defesa da sociedade, e isso é muito importante.” (Tec. Edific. João Paulo Ribeiro Andrade, profissional de Uruaçu)

“A reunião foi muito proveitosa. Aqui discutimos assuntos muito importantes para a área tecnológica e conhecemos a atuação do Crea, especialmente em relação à fiscalização. A aproximação do Conselho com os profissionais da região foi outro ponto importante.” (Tec. Edific. Rivan Antonio, profissional de Uruaçu)

– Fonte: www.creago.org.br.