Muito tem se debatido em Uruaçu nos últimos dias, sobre os investimentos que possivelmente não seriam feitos pelo Governo do Estado de Goiás, resultando no não funcionamento, do Hospital Regional do Norte (HRN), obra iniciada no Governo Marconi Perillo (PSDB) e, que se arrasta há vários anos, sem a sua conclusão, assim como, o seu pleno funcionamento. Mais de cem milhões de reais já foram gastos em tal obra. O HRN já chegou a ter a sua primeira etapa inaugurada às vésperas da campanha, nas eleições de 2018, contudo, ainda está longe de um pleno funcionamento.

No início de março, surgiram boatos em Uruaçu, dando conta de que o Governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), teria dito, que não mais, estaria disposto, em se empenhar na conclusão da unidade de saúde em Uruaçu e sim, investir pesadamente, na transformação do Hospital Municipal de Santa Terezinha de Goiás, em uma Policlínica Regional.

Tal notícia, caiu como uma bomba em Uruaçu e nas cidades, que, de forma indireta serão beneficiadas, com o funcionamento pleno do Hospital Regional em Uruaçu. Houve calorosos debates nas redes sociais em relação a isso.

Dhone Rodrigues foi atrás

O ex-candidato a Deputado Estadual por Uruaçu e região Norte, nas eleições passadas, Dhone Rodrigues (SDD), se reuniu na manhã de terça-feira (12/03) com o Secretário de Estado da Saúde em Goiás, Ismael Alexandrino Júnior e ouviu dele, que, tudo que a oposição têm dito negativamente a respeito do Hospital Regional em Uruaçu, não passa de mentiras. O secretário disse ainda ao Dhone Rodrigues que está articulando junto ao Ministério da Saúde em Brasília, verba suficiente para terminar e colocar em funcionamento o Hospital Regional em Uruaçu.

“Não procede essa informação! O fato de termos anunciado e, que realmente faremos a unidade de Santa Terezinha uma Policlínica Regional, isso não tem haver, em absoluto, com qualquer inativação nem total e nem parcial, do Hospital de Uruaçu. O Hospital de Uruaçu é um Hospital fundamental para o Estado, ele será concluído, mesmo porque, ele foi inaugurado sem conclusão, então ele será concluído, as suas atividades serão fomentadas e muito bem aproveitadas pelo Estado. É um Hospital que tem um custeio de mais de cem milhões de reais por mês. E nós estamos pleiteando parte disso com o Ministério da Saúde. Então é um Hospital que a gente conta com ele e a população de Uruaçu pode contar com ele. Obviamente o cronograma de execução depende de dotação orçamentária, ou seja, depende de dinheiro que não existe, porque não foi previsto no orçamento da gestão anterior. Nós faremos uma gestão com extrema responsabilidade e a estrutura que está praticamente pronta, será muito bem aproveitada e muito bem vinda. Qualquer coisa que tenha sido dita diferente disso e, com qualquer outro tipo de interesse, não corresponde a veracidade dos fatos e não procede, portanto, nem gastaremos energia com isso. Disse o Secretário de Saúde de Goiás, Ismael Júnior, à reportagem do Jornal da Liberdade (Rádio Liberdade AM 1320), edição de 12 de março.

“Hoje (12/março), às 7h, eu visitei o amigo doutor Ismael Júnior, excelentíssimo Secretário Estadual de Saúde, em Goiânia. Discutimos sobre as parcerias que sua gestão poderá fazer com nosso município, para melhorar os atendimentos na rede pública e sobre o funcionamento do Hospital Regional. Muito atencioso e dedicado, informou que hoje (12/março) mesmo, estará entregando um ofício para o Ministro da Saúde (em Brasília) solicitando uma verba no valor de 102 milhões de reais, para o custeio do nosso hospital (Regional). Ele disse que o Governador Ronaldo Caiado está empenhado na melhoria do Hospital Regional, para atender melhor nossa população e toda região. Agendamos uma visita em Uruaçu para o mês que vem (abril). Desde já em nome da nossa população agradeço o Governador Doutor Ronaldo Caiado e o Secretário Doutor Ismael Júnior, por empenharem nesse sonho da nossa região”. Escreveu Dhone Rodrigues pras redes sociais.

  • Reportagem: Motta Filho.