Quem saiu para dar a tradicional caminhada habitual, ou até mesmo, para ir ao trabalho encontrou uma neblina espessa e fechada em Uruaçu na madrugada desta segunda-feira (23 de março). Apesar disso, a cerração não atrapalhou em nada as atividades da Cidade do Pássaro Grande. O trânsito que é pouco intenso nas primeiras horas da manhã em Uruaçu, também não sofreu alteração, embora, tenha exigido um pouco mais de cuidados. Sobre a mudança do tempo, a reportagem do ‘Site do Motta’ perguntou ao comerciante e agropecuarista Celso Cabral, se este fenômeno da natureza (neblina) significa o fim do período chuvoso, ele respondeu: “Eu torço para que não seja, mas eu acho que sim. Essa neblina pode está sinalizando o fim das chuvas”.

Avenida Tocantins, por volta das 4h30 da manhã

GO-237 (ou Avenida JK), Próximo à UEG, por volta das 6h30 da manhã

GO-237 (ou Avenida JK), Próximo à UEG

Sobre a Neblina
A neblina é a condensação que ocorre junto à superfície, causada pelo resfriamento do ar quente e úmido quando entra em contato com um solo frio ou superfície líquida. O ar quente perde calor para o solo frio ou para a água e se esfria, fazendo com que o vapor de água se condense. Ao contrário da fumaça, a neblina não é tóxica.
Em regiões muito úmidas e frias, quando a água evaporada choca-se com o frio pode condensar-se, isto é, formar pequenas gotículas. Mas nem todo esse ar condensa-se, grande parte transforma-se em nuvens logo quando evaporam. Essa grande parte de nuvem acumula-se e aumenta, formando a neblina, que ocorre mais em lugares com maior altitude, locais onde as nuvens predominam, como La Paz, Quito e outras. Geralmente, a neblina deixa a umidade ao redor de 100%, devido às gotículas das nuvens, que condensam.

– Reportagem, fotos e pesquisa: Motta Filho (DRT-GO: 3001).
– Colaborou: Hélida Satiro Gomes.