Por outro lado, disse que sua conclusão terá duração de seis meses a um ano. “Provavelmente esse Hospital não funcionará em 2019!”. disse o Secretário.

Meio que de surpresa, o Secretário de Estado da Saúde em Goiás, Ismael Alexandrino Júnior, fez uma ampla e minuciosa visita ao Hospital Estadual Geral e Maternidade de Uruaçu (Hemu), mais conhecido como Hospital Regional do Norte (HRN), em fase de acabamento em Uruaçu, na terça-feira (19/março). O Secretário visitou todas as dependências do Hemu e questionou cada uma das repartições, do encarregado/guia, que o acompanhava. A nossa reportagem também acompanhou tudo de perto, diga-se de passagem, este editor, foi o único jornalista da região, a cobrir a visita técnica- administrativa do Secretário Estadual de Saúde à Uruaçu.

Com uma larga experiência no assunto saúde pública/gestão, com passagem pelo Instituto Hospital de Base do Distrito Federal (IHBDF), onde foi diretor, doutor Ismael Alexandrino desembarcou por volta das 15 horas, no Aeroporto de Uruaçu, quando chegou helicóptero, sendo recepcionado por várias autoridades local e profissionais da área médica. Entre as pessoas que prestigiaram o titular da pasta da saúde no Governo Ronaldo Caiado (DEM), estavam: Azarias Machado Neto (Machadinho); Doutor Wagner Paes Camapum (Engenheiro civil); Doutor Bonfinho Ribeiro Sobrinho (Médico); Doutora Mírian Endres Moreno (Médica); Doutor Vercilei José dos Santos (Médico); Doutor Francisco Barroso Neto (Médico); Doutor Pedro Gonçalves Moreira (Pedrinho do Laboratório Modelo); David Damascena (Secretário de Saúde de Uruaçu); Doutor Cidervane Rabelo (Superintendente da Agropecuária e Agricultura de Uruaçu), ambos representando o Prefeito Valmir Pedro (PSDB); Rony Piettro e José Henrique (Vereadores em Uruaçu); Luiz Humberto Ribeiro (Beto Ribeiro / Médico Veterinário); Guthyeris Rodrigues (Presidente do PSL em Uruaçu); Wendhell Ribeiro (Soldado Ribeiro – Coordenador Regional do PSL); representantes do Hospital Santana em Uruaçu; várias outras autoridades locais; além de populares.

Em entrevista à Imprensa, o Secretário de Ronaldo Caiado disse que o Hemu não deverá funcionar em 2019, pois, ainda faltam cerca de 20% para sua conclusão. Disse também, que a estimativa de verba para sua conclusão chega ao patamar de 100 milhões de reais e, depois de pronto, seu custo anual girará em torno de 140 milhões anual.

Outro assunto discutido nos bastidores da visita do Secretário ao Hemu, diz respeito aos equipamentos, os quais se encontram no Interior da unidade. Pelo que foi amplamente divulgado, havia cerca de trinta milhões em equipamentos, contudo, o que se viu lá dentro, não passou de um aglomerado de camas e colchões. O que certamente não atinge o patamar divulgado. Isso significa, que, ainda há muito o que se adquirir em termos de equipamentos/aparelhagem, para o seu pleno funcionamento.

Ao ser questionado sobre qual impressão o Secretário levaria do Hospital de Uruaçu, assim ele respondeu: “Esse hospital, a impressão que a gente leva é que, quando estiver concluído, sem dúvida, ele irá impactar positivamente, o Norte do Estado inteiro. É um Hospital robusto, que tem uma Enfermaria grande, significativa, um Centro Cirúrgico com previsão de ser muito bem estruturado, praticamente resolve a questão de Leitos e UTI da Região Norte do nosso Estado, mas, a obra, diferente do que a gente imaginava, nos papéis que estavam na administração central, de que faltaria 5% para ser concluída, a percepção subjetiva visual é que falta um pouco mais do que isso, talvez mais de 20%, além da subestação elétrica. Mas nós vamos nos empenhar agora no ponto de vista de administração central, para retomar essa obra. Existe uma dívida pregressa, da gestão anterior, que nós vamos honrar, para concluir essa obra. Para que ela seja concluída, levará entre 6 meses e um ano, de acordo com a perspectiva da engenharia. Uma vez concluída essa obra, a gente coloca esse hospital para funcionar”. Disse o Secretário em um dos trechos da entrevista.

  • Fotos e Reportagem: Motta Filho (DRT-GO: 3001).