Em caráter extraordinário, foi votado e aprovado o Piso Nacional dos Professores

O vereador do Partido da República (PR), Francisco José Pereira, vulgo Francisco do Ônibus, fez a sua estreia como presidente da Câmara Municipal de Uruaçu, e logo de cara, conduziu uma sessão considerada um tanto quanto polêmica, por se tratar de um assunto que envolve o setor financeiro do município. Em tempos de crise, é bom que se diga, que, no mínimo é melindroso falar de mais despesas na atual conjuntura, embora aplicar na educação trata-se de investimento. O dia marcante para Francisco foi 19 de janeiro, no período matutino.
Depois da solicitação da Prefeita Solange (PMDB), os vereadores se reuniram no Plenário Antônio de Freitas Carvalho e, apesar do quorum mínimo (apenas 7 vereadores legislando: Além do presidente estavam; Taroba; Joeli; Jairo; Zorão; Vanildo e Luciano), aprovaram o Piso Salarial dos educadores da Rede Municipal. O crivo da Câmara foi favorável à classe dos educadores. Fizeram valer a chamada Lei do Piso (11.738/2008), tudo de acordo com as recomendações do Ministério da Educação (MEC).
Apesar de debutante no assunto, Francisco conduziu de maneira objetiva, os trabalhos legislativos. Para uma coisa serviu essa primeira experiência do novo presidente da Casa de Leis de Uruaçu: Quando chegar a primeira Sessão Ordinária, programada para segunda quinzena de fevereiro, aquele tradicional friozinho na barriga estará minimizado.
Lembrando que a nova Mesa Diretora de Câmara Municipal de Uruaçu ficou formada de seguinte maneira, além do presidente: Joeli do Salão (PMDB – vice); Taroba (PROS – 1º secretário); Jairo Balbino (PT – 2º secretário); Zorão (PT – 1º suplente); e Luciano Tucano (PR – 2º suplente). Eles estão no batente desde o 1º dia de 2015.
De acordo com informações da Assessoria de Imprensa da Câmara de Uruaçu, quanto aos dias e horários das sessões, nada será mudado, ou seja, continuarão ocorrendo às segundas-feiras, às 20 horas.

– Reportagem: Motta Filho (DRT-GO: 3001).