Município de Uruaçu também contará com atividades do programa Parceria Votorantim pela Educação, idealizado pelo Instituto Votorantim e promovido pela Unidade Niquelândia da CBA

Em 2018, o programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE) completa 10 anos em Niquelândia. Para oficializar as atividades do ano, o mobilizador da Unidade Niquelândia, João Borges Lacet Montenegro, o secretário municipal de Educação, Rodrigo Brum, além do assessor técnico pedagógico, Wesley Campos, participaram da Oficina de Pactuação do PVE, nos dias 21 e 22 de fevereiro, em São Paulo (SP).
O evento reuniu secretários e coordenadores de projetos de todas as localidades que contarão com o Programa. A expansão da atuação do PVE, de 51 municípios em 2017 para 103 em 2018, é uma iniciativa do Grupo Votorantim em comemoração ao seu centenário. A empresa escolheu a educação como causa legítima de suas ações para continuar deixando um legado para a sociedade.
O tema central em 2018 do PVE será: “Gestão com Foco na Aprendizagem”. Já para a mobilização social, as ações terão como foco principal o desenvolvimento da leitura. O 1º ciclo de atividades do PVE está marcado para o mês de abril.
O secretário de Educação, Rodrigo Brum, diz que a longevidade do Programa no município tem gerado transformações nas escolas e na sociedade. “Niquelândia, como muitas cidades do interior, necessita de projetos como o PVE para ajudar a aperfeiçoar o ensino. Os profissionais da educação estão cada vez mais motivados e a população também tem participado muito das ações, protagonizando projetos com alunos e professores que melhoram a realidade. A continuidade do Programa é essencial para as mudanças continuarem”, afirmou.

Resultados
O reflexo das melhorias impulsionadas pelo PVE na educação pública de Niquelândia é exemplificado pelos resultados no município no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Principal indicador da qualidade da educação básica no Brasil, Niquelândia obteve uma expressiva evolução na escala que mede o patamar de ensino.
Em 2007, o índice no município nos anos iniciais do ensino fundamental (4ª e 5ª séries) era de 3.9 e passou para 5.5 em 2015, um salto de 41%. Já nos anos finais (8ª e 9ª séries), Niquelândia obteve um aumento de 36%, passando de 3.6 em 2007 para 4.9 em 2015.

Uruaçu
Os avanços na educação estimulados pelo PVE em Niquelândia também chegará à Uruaçu, que a partir deste ano terá atividades do Programa. Na oficina do PVE, Giuliano Deyvison Borges Alves, analista ambiental do Legado Verdes do Cerrado que será mobilizador do Programa em Uruaçu, e Reginaldo Gratão, coordenador do Legado, participaram do momento de pactuação com Claudinea Braz, secretária de Educação, da atual gestão (Valmir Pedro – PSDB) e Joelma Oliveira, coordenadora de projetos.
A educação é o que transforma o mundo e essa é uma porta que se abre para evoluirmos como cidadãos e cidadãs. Estamos muito felizes em fazer parte dos municípios que passarão a contar com uma iniciativa que gera resultados tão significativos como o PVE”, disse Claudinea.
O PVE é uma das principais ações que comprovam, na prática, o nosso compromisso com o desenvolvimento local. O sucesso de uma década de contribuições para a educação de Niquelândia foi tanto que avançamos e levamos agora para Uruaçu, que tem potencial para tornar a educação ainda mais qualificada, impulsionando uma formação de qualidade para a população”, afirmou o gerente de fábrica da Unidade Niquelândia da CBA, Marcos Campos Silveira.

Sobre a CBA
Fundada em 1955, a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) é a mais tradicional e a primeira indústria nacional fabricante de alumínio do País. A Companhia, pertencente ao portfólio de negócios da Votorantim S.A, é também a única da América Latina a atuar com operação totalmente integrada, realizando desde o processamento de bauxita até a produção de alumínio primário (lingotes, tarugos, vergalhões e placas) e de transformados (chapas, bobinas, folhas e perfis). Com sede localizada na cidade de Alumínio (SP), onde ocupa 700 mil m² de área construída, a CBA também possui três plantas de mineração de bauxita, instaladas nos municípios de Miraí, Itamarati de Minas e Poços de Caldas, em Minas Gerais, além de uma empresa de reciclagem de alumínio, na cidade de Araçariguama (SP). A atuação da CBA está voltada, principalmente, para prover soluções e serviços para a indústria brasileira com foco nos setores de embalagens e transportes; bem como para os mercados de bens de consumo, energia e construção civil através de parceiros estratégicos. Com a reestruturação organizacional realizada em julho de 2016, a gestão das operações do Níquel passou a ser responsabilidade da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA).

– Da redação: Motta Filho
– Com informações de Rosana Terra (Assessora de Comunicação).