A cultura, o jornalismo, a sociedade de Uruaçu, num todo, estão enlutados. Faleceu no final da noite de sexta-feira (24/maio), por volta das 23 horas, aos 68 anos, EZECSON FERNANDES DE SÁ.

As reais causas da morte não foram divulgadas, contudo, um membro da família revelou à nossa reportagem, que o mesmo, sofria de um enfisema pulmonar, já há algum tempo.

Natural de Jaraguá, Vale do São Patrício Goiano, Ezecson chegou a Uruaçu no início da década de 1980. Ao todo, eram 10 irmãos (2 mulheres e 8 homens). Apenas Ezecson e mais um irmão, não nasceram em Uruaçu, os demais são filhos da Cidade do Pássaro Grande. Dentre os irmãos de Ezecson com bastante popularidade na Capital do Norte Goiano, estão João Batista de Sá (Batista da Retífica) e Elson Fernandes de Sá (Professor Mazuca).

Ezecson deixa a esposa (Sueli) e três filhos: Luciano e Fernando que moram na Bélgica e Luciene, atualmente morando em Anápolis.

O segmento jornalístico em Uruaçu, teve como um dos precursores, Ezecson Fernandes de Sá. Mesmo sem os recursos tecnológicos disponíveis aos dias de hoje, Ezecson “segurou a barra”, em épocas de vacas magras, na execução da profissão de informar a comunidade uruaçuense e do Norte Goiano. Mesmo com a saúde um pouco debilitada, Ezecson ainda assim, não abandonou a profissão de comunicador. Foi no jornal ‘O Regional’, periódico em Uruaçu, que Ezecson melhor se destacou no campo informativo. Ele trabalhou também nos microfones das rádios: Educadora AM; Uruaçu FM (88,5); e por último (agora mais recente), na rádio Liberdade AM 1320, onde apresentou por um bom tempo, um programa noturno, denominado: “Jovem também tem saudade”. Ezecson também lançou vários livros, sobretudo, aqueles que relatava a história, o perfil das personalidades e pessoas simples da sociedade uruaçuense. Era de fato, um comunicador completo.

Nas gestões de Luiz Lourenço Moreira (Pau Ferro, entre 1989 e 1992) e de Edmundo Fernandes de Carvalho Filho (doutor Edmundo, entre 1997 e 2000), Ezecson exerceu a função de Secretário Municipal da Comunicação.

Em 2017, já no Governo Valmir Pedro, ele foi condecorado com o Título Comendador Coronel Gaspar.

É certo, que Uruaçu sempre se lembrará de Ezecson Fernandes de Sá. A Capital do Norte teve na pessoa dele, um dos responsáveis diretos, pelo seu considerável desenvolvimento, ao longo das últimas décadas.

O corpo de Ezecson Fernandes de Sá, foi sepultado no sábado (25/maio), no Cemitério Jardim das Oliveiras.

  • Por Motta Filho (DRT-GO: 3001).