A Companhia Independente de Bombeiros Militares do Estado de Goiás (CIBM-GO) através da Companhia de Uruaçu que também é uma Regional de Proteção e Defesa Civil, realiza visitas rotineiras para acompanhamento das barragens de rejeito.
De acordo com o Comandante da CIBM-Uruaçu, Major Ary Bernardo Dutra, esta ação de visita técnica foi iniciada no ano de 2014, sendo que as visitas técnicas mais recentes foram realizadas no dia 8 de janeiro de 2019 em Crixás e em 9 de janeiro de 2019 em Alto Horizonte.
O Comandante Major Dutra, disse ainda que é importante lembrar, que, essas visitas não possuem um caráter fiscalizador, que é de competência da ANM – Agência Nacional de Mineração – mas, de conhecer as características técnicas destes empreendimentos e em especial as ações previstas no Plano de Ação de Emergência que visem evitar o colapso da barragem.
Segundo Major Dutra, outro objetivo das visitas técnicas é verificar como a comunidade é preparada para lidar com um evento extremo que possa causar o colapso da barragem. Em especial, como a população atingida pela onda de rejeitos deve realizar o abandono de área a fim de preservarem a vida.
Neste sentido a CIBM de Uruaçu acompanhou o simulado realizado em 2017 em Alto Horizonte e em Crixás nos dias 21 e 27 de novembro de 2018.
Vale ressaltar, que ontem (30/01) foi realizada na barragem de Crixás, uma visita técnica pela força tarefa montada pelo governo do Estado e que é composta pelo Corpo de Bombeiros Militar, pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e pelo Batalhão Ambiental da PMGO.
- Da Redação: Motta Filho, com informações do Corpo de Bombeiros, Companhia de Uruaçu.