Duração de apenas 15 minutos. O recorde pertence a Aragarças-Goiás com 2 minutos
A 1ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Uruaçu, referente ao mês de março de 2015, na segunda-feira (2), durou apenas 15 minutos. Tempo suficiente para Oração inicial, leitura e assinatura da Ata da Sessão anterior e a Oração final. Curiosamente, durante a Oração final, o vereador Roberto Tavares (o Amigo 10) adentrou ao Plenário, por volta de 20h20 e percebeu que já se tratava do encerramento. A vereadora Maria das Neves chegou e o ‘Bonde’ já havia passado. A nobre edil disse: “Como costuma iniciar com atraso e eu estava recebendo visitas em casa, achei que chegaria a tempo hábil para participar”. Mais curioso ainda, foi quando todos já se projetavam para irem embora, quando do lado externo da Casa de Leis, eis que surge o vereador Joeli do Salão fazendo os últimos ajustes no Terno, a fim de fazer parte da solenidade. Nesse momento foi avisado que a meteórica Sessão já havia terminado. Taroba demonstrou indignação com o que viu “Isso tem que ser divulgado” desabafou. Jairo Balbino disse que entendeu a situação, pelo fato de não haver nada de relevância para debater. A justificativa do Presidente da Câmara Municipal de Uruaçu, Francisco José Pereira, vulgo ‘Francisco do Ônibus’, é de que não havia nenhuma matéria protocolada e que também não havia ninguém inscrito para o Tema Livre. O Secretário Geral da Casa, Carlos de Almeida Mascarenhas (Carlinhos), cujo, possui larga experiência no trabalho, disse que aquela situação para ele era um fato novo. Esse episódio se torna bastante curioso, pois, é de costume assistirmos calorosos debates de temas polêmicos e discursos apimentados, naquele espaço legislativo. Esta reportagem entende que esse caso é perdoável, até porque, se não havia nada a tratar, é mais viável encerrar a Sessão, do que ficar na base da embromação. Lembrando, que as Sessões Ordinárias da Câmara Municipal de Uruaçu, são realizadas às segundas-feiras, às 20h.
Vereador Jairo Balbino (esq.) celebrou as Orações inicial e final da mais rápida Sessão da história de Uruaçu
Na verdade os vereadores de Aragarças-GO foram os que realizaram a Sessão mais rápida do Brasil com duração de apenas dois minutos
Os vereadores de Aragarças, cidade de quase 19 mil habitantes, localizada na divisa de Goiás com Mato Grosso entraram para história com a realização da Sessão mais rápida do País com duração de dois minutos numa segunda-feira, dia 4/8/2014. O que deveria ser a primeira Sessão Ordinária após o recesso de julho não deu nem tempo para alguns vereadores se agasalharem nas cadeiras. O presidente Dulcindo Figueiredo dos Santos (PDT) abriu os trabalhos do legislativo: “Declaro aberto a sessão…”. Na sequencia Duda olhou para o secretário responsável pela leitura dos expedientes e projetos e sem nenhuma matéria protocolada decidiu encerrar os trabalhos. “Declaro encerrado a presente sessão”. O encerramento da sessão de dois minutos provocou polêmica entre os vereadores com alguns alegando que apresentaram matérias. O vereador Osmar Resende, da bancada do prefeito Aurélio Mendes, criticou a postura de Duda e disse que o presidente está agindo como ‘ditador’ na Câmara Municipal. Duda explicou pela imprensa que não havia matérias protocoladas e por isso agiu desta forma. A reportagem do Araguaia Notícia tentou entrar em contato com o vereador Duda após essa sessão por telefone e ele não retornou o contato telefônico para dar mais explicações. (Fonte: Site Araguaia Notícias).
– Reportagem e pesquisa: Motta Filho