O Município de Uruaçu terá novamente um time no futebol profissional? Se depender dos esforços do prefeito Valmir Pedro; do vice-prefeito Doutor Juarez Lourindo; do presidente da Câmara Municipal Francisco Carlos de Carvalho (Chiquinho); do superintendente municipal de esportes, Professor Anderson Dutra; da imprensa local; e, de grandes militantes do segmento esportivo na Cidade do Pássaro Grande, a resposta é SIM!
Para que haja o ressurgimento do Uruaçu Futebol Clube no cenário estadual, é necessário que o projeto seja iniciado de alguma forma. Partindo de tal premissa, foi realizada na manhã desta terça-feira (19), no Gabinete Oficinal do Chefe do Poder Executivo, uma importante reunião entre líderes local, objetivando dar início aos trabalhos, os quais possibilitam recolocar o “Azulão do Norte” na terceira divisão do Campeonato Goiano, previsto para o segundo semestre, do corrente ano.
Tendo presidido a reunião, o prefeito Valmir Pedro, demonstrou total interesse em reacender o time profissional da Cidade a qual administra, diga-se de passagem, tal ação, estava prevista no seu Plano de Governo, segundo mandato, o qual está iniciando. Desportista nato, Valmir disse que recorrerá à iniciativa privada, a fim de buscar apoio, pois, defende a ideia de que prefeitura nenhuma, deve bancar time de futebol, e sim, oferecer suporte, em aspectos diversos.
Situação junto a FGF e CBF
Simultâneamente à referida reunião, ocorria uma sondagem, por parte do provável presidente do Uruaçu Futebol Clube, Rodrigo Gabriel Moisés (doutor Rodrigo da FASEM), junto à Federal Goiana de Futebol (FGF), com a finalidade de buscar informações diversas, do time profissional da Cidade do Pássaro Grande. Após o término da reunião no Gabinete, nossa reportagem entrou em contato com o empresário/desportista, em busca de detalhes sobre a visita à Federação, e, apurou que: existem restrições (multas pendentes) desde quando o ex-prefeito Lourenço Pereira Filho (Lourencinho), presidia a agremiação, ainda na década de 1990, inclusive, com eventual incentivo à invasão de campo à epoca; existência de débitos pertinentes à taxas de arbitragens; além de outros débitos, junto à FGF.
Em relação à Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o Uruaçu Futebol Clube também possui restrição, nesse caso, é com relação a inatividade por um longo período. De acordo com doutor Rodrigo, não está descartada a possibilidade de uma “reiniciação” como clube amador, obedecendo um determinado prazo, para se tornar profissional novamente. Caso isso ocorra, pode ser que o Uruaçu Futebol Clube não participe da “terceirona” em 2021. O dirigente informou aínda, que passou detalhes importantes à “Mãe” do futebol goiano, referente ao Estádio Municipal Serra Grande, o qual recebeu várias melhorias por parte do Governo Municipal, recentemente. A FGF cumpre protocolo de vistoria dos Estádios, às vésperas do início de todas as competições realizadas por ela, em todas divisões e categorias.
Rodrigo da FASEM ouviu de Leonídio José dos Anjos, Secretário Geral da FGF, e, um dos braços direito do atual presidente, André Luiz Pitta (o qual estava de viagem ao Rio de Janeiro naquele momento), que, no mais tardar na semana que vem, passará um diagnóstico completo, do Uruaçu Futebol Clube ao seus dirigentes, inclusive, em relação a valores pendentes (dívidas). A partir daí, o projeto de ressuscitar o “Azulão do Norte” terá sequência a todo vapor!
Participaram da reunião desta manhã, no Gabinete do prefeito as seguintes pessoas: Valmir Pedro (prefeito); Doutor Juarez Lourindo (vice-prefeito); Chiquinho (presidente da Câmara); Anderson Dutra (superintendente de esportes); Motta Filho (imprensa); Professor Amaury Dias Soares (membro da Superintendência Municipal de Esportes); Gilmar Geraldo (Gigi – Servidor Público e integrante da futura diretoria do UFC); Antônio Souza Reis (Taroba – Futuro integrante da diretoria do UFC); e Gilberto Caetano (Servidor público e futuro integrante da Comissão Técnica do UFC).
- Reportagem: Motta Filho [DRT-GO: 3001].
- Foto: Ascom / Prefeitura de Uruaçu.