Na tarde desta quinta-feira (15), o prefeito de Uruaçu Valmir Pedro (PSDB) participou de uma importante reunião, a qual tem um significado muito grande para a população uruaçuense. O assunto foi voltado ao projeto de construção do Centro de Triagem e Reciclagem, o qual vem sendo discutido há mais de uma década, mas que nunca saiu do papel.

A reunião ocorreu nas dependências do ‘Museu Dom Prada Carrera’, e contou com a presença de vereadores da atual Legislatura; do presidente da Câmara Municipal, Francisco Carlos de Carvalho (Chiquinho – PSL); do Secretário Municipal de Meio Ambiente, Rogério Augusto Pacheco; e do coordenador do Projeto de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, Charles Dias Alencar.

O objetivo do encontro foi a apresentação do projeto, que está em fase de licitação, e, que trata da construção de um Centro de Triagem e Reciclagem em Uruaçu.

O mesmo será instalado em uma área de 10 mil metros quadrados, a 2 km de distância da cidade.
De acordo com os envolvidos em tal projeto, o complexo contará com instalações modernas, compostas por recepção, guarita, administração, auditório para reuniões, amplo refeitório, além de vestiários, para proporcionar mais conforto e segurança aos colaboradores.
Será construído também uma central para captação de energia solar, que deixará o projeto mais sustentável, de acordo com as mais rigorosas normas e leis ambientais.
A usina de triagem ficará abrigada em um galpão de 600 metros quadrados e terá capacidade para processar até 50 toneladas de material reciclado diariamente, com geração de até 100 empregos diretos e indiretos.
Também será construído um depósito para armazenamento e comercialização dos produtos.

Entre as ações desenvolvidas pela Prefeitura Municipal acerca da questão dos resíduos sólidos urbanos, 2017/2020, estão:

  • Assinatura de um termo de ajustamento de conduta junto ao Ministério Público (MP) para resolução definitiva da questão do gerenciamento dos resíduos sólidos urbanos no município de Uruaçu;
  • Aquisição de uma área de 10 mil metros quadrados, por R$ 300 mil, para a construção do Centro Operacional de Triagem e Reciclagem de Uruaçu;
  • Elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico, Lei Municipal n° 1979/2018;
  • Elaboração do projeto de recuperação e fechamento do atual lixão;
  • Elaboração do Plano Municipal de Gerenciamento de Recursos Sólidos;
  • Elaboração do projeto para construção do Centro Operacional de Triagem e Reciclagem de Uruaçu;
  • Elaboração do termo de referência para implantação da coleta seletiva; e
  • Elaboração do termo de referência para construção do aterro sanitário.

De acordo com o Chefe do executivo, a prefeitura retirará todas as pessoas que trabalham no “lixão” e organizará uma cooperativa de catadores para que trabalhem no “COTRU”.

Para concluir, Valmir observa que todas as ações estão sendo desenvolvidas dentro do prazo de execução, de acordo com o termo de ajustamento de conduta, assinado junto ao Ministério Público.

  • Da Redação, com Informações da Ascom (Governo de Uruaçu).