O sepultamento aconteceu no sábado, 18 de abril

Faleceu em 17 de abril, na Capital do Estado, uma das mulheres mais populares de Uruaçu: Floriana da Silva Batista, conhecida como ‘Dona Flora do Caju’. Ela vinha relutando com um câncer no útero, há cerca de dois anos. Segundo parentes, ela teria sofrido uma ‘complicação’ e não resistiu. O seu sepultamento ocorreu no sábado, dia 18 de abril, no Cemitério Jardim das Oliveiras, em Uruaçu. Dona Flora deixa 14 filhos, 18 netos e 5 bisnetos. Moradora do Bairro JK, há muitos anos, ela foi responsável, com o auxílio de toda família, pela realização de uma das mais populares festas da região do Vale Serra da Mesa (Norte Goiano): A ‘Festa do Caju”, realizada desde 1961. Os filhos de ‘Dona Flora’ são: Juvenil; Juverci, Juci, Lucimar, Florisberto,Valdirei, Jucirlei, Júlio, Sidney, Valdeci, Luciana, Valdirene, Valmirene e Valcirene. (outros três in memorian).  Dona Flora foi casada com o senhor Dilberto Rodrigues Batista,  conhecido como Caju, segundo relatos da família, apelido adquirido em uma firma na construção da ponte do Rio Passa Três, na BR 153, na década de 1970.

Homenagem em 2014
Através de uma iniciativa do vereador Antônio de Sousa Reis, vulgo Taroba (PROS), a Câmara Municipal de Uruaçu, homenageou a ‘Família Caju” com o título de ‘Honra ao Mérito’, em 10 de junho de 2014, ocasião em que ‘Dona Flora’ foi fotografada pelo editor deste veículo de comunicação (nos referimos às fotos desta matéria). A solenidade em Sessão Especial, aconteceu no Plenário Antônio de Freitas Carvalho e fez parte das atividades comemorativas aos 83 anos de Uruaçu.

O secretário municipal de cultura, do atual governo, Belchior Cabral, sabedor da importância que tinha ‘Dona Flora’, no segmento cultural, frequentou por um bom tempo o velório dela, assim como, marcou presença no seu sepultamento. Várias outras autoridades prestaram a última homenagem a Matriarca Flora, inclusive, a Prefeita Solange (PMDB), cuja, em nome do Governo Municipal, enviou uma Coroa de Flores. A família de ‘Dona Flora’ é também tradicional no segmento esportivo, em especial no futebol. Grandes equipes amadoras foram originadas do chamado ‘Povoado do Caju’, a exemplo do Águia Negra, Guarani e Ponte Preta. Dona Flora morreu, no entanto as boas lembranças ficaram.

Família de ‘Dona flora’ (ou do Caju), presente na homenagem recebida na Câmara em 2014. Ela estava lá! (de chapéu branco)

– Reportagem e fotos: Motta Filho.