Unidade deve atender 48 municípios da região norte e Vale do São Patrício. Postos de saúde locais estão lotados e moradores sofrem por falta de vagas

A obra hospital público de Uruaçu, na região norte de Goiás, está para há um mês. A unidade, que vai custar cerca de R$ 50 milhões ao governo do estado, começou a ser construída em 2013 e deveria ser concluída no final de 2014. No entanto, 40% dos trabalhos ainda precisam ser finalizados.

Segundo a Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop), a obra está parada por falta de dinheiro. O órgão diz que espera o repasse da Secretaria Estadual de Saúde para retomar o serviço.
Já a Secretaria Estadual de Saúde alega que não tem responsabilidade financeira na construção do hospital e que sua obrigação é apenas de equipar e manter o funcionamento da unidade depois de pronta.

Enquanto o impasse não é resolvido, moradores da região reclamam da lotação nos postos de saúde locais e da falta de vagas para pacientes que precisam receber atendimento.
A enfermeira Wanessa Lemes explica que alguns pacientes não resistem à espera. “Nos municípios ao redor de Uruaçu tem pacientes que ficam meses esperando vagas. Alguns chegam a óbito antes da vaga sair”, lamenta. O fotógrafo Helder Melo conta que a tia procura há muito tempo procura por vagas e não consegue.

Já o vigilante Anilson Teixeira reclama das dificuldades para deslocar para Goiânia em busca de atendimento. “Meu filho teve um problema de saúde em 2013 e nós tivemos que sair de Uruaçu para fazer uma cirurgia em Goiânia. Eu acredito que, se o hospital estivesse funcionando, não seria preciso fazer o deslocamento para a capital”, afirma.

Moradores reclamam de lotação e falta de vagas (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

– Da Redação: Motta Filho
– Do G1 (sob adaptações).