Presença de Marconi em Uruaçu gerou ciúmes entre aliados. Prefeita Solange roubou a cena. Valmir Pedro se destacou entre aqueles que se dizem aliados de Perillo
Em Uruaçu, na sexta-feira (14 de agosto), ao lado da prefeita Solange Bertulino (PMDB), Valmir Pedro (seu assessor / conforme disse o próprio Marconi em seu discurso) e outros aliados, o governador de Goiás inaugurou as obras de reconstrução do trecho Uruaçu / Niquelândia, na GO-237. São 89,3 quilômetros que, ao custo de R$ 15,5 milhões, receberam os serviços de reconstrução do pavimento e acostamentos, recuperação da drenagem superficial e sinalizações vertical e horizontal, com taxas refletivas e aproveitou também para garantir a retomada imediata das obras do Hospital Regional do Norte (HRN), na cidade do Pássaro Grande, e disse que pretende inaugurá-lo no ano que vem. “Já construímos pouco mais de 70% do Hospital Regional de Uruaçu. Falta agora, menos de 30%. Tenham certeza que a prioridade máxima é terminar esse hospital. Depois que ele ficar pronto e começar funcionar, vocês terão muito orgulho de ter o melhor hospital da Região Norte do Brasil”, pontuou. (o áudio completo do discurso do governador pode ser encontrado no nosso site: www.mottafilho.com.br), link ENTREVISTAS.
Em discurso, a Prefeita Solange não perdeu oportunidade (e assim que deve ser feito) pediu ao governador que cuidasse com carinho de algumas demandas do município em que ela administra. Solicitou, além do hospital, que agilizasse o término das obras da Escola Padrão Século XXI. Pediu ainda que interviesse na liberação da licença ambiental para cultivo de tilápia no município e também um auxílio na recuperação da Avenida Galdino Moreira de Souza, cuja, liga o futuro Hospital Regional ao Instituto Federal de Goiás (IFG). “São pedidos. Não cobrança. São milhares de pessoas que necessitam, com urgência, do hospital e da escola”, justificou. “Entendemos o atraso e a paralisação. Vivemos uma crise política e econômica. Uma crise de vulto. Mas sabemos também que é na crise que surgem as grandes ideias, as saídas mais criativas”. Discursou Solange.
O governador agradeceu a maneira cordial e respeitosa com a qual a prefeita apresentou os pedidos. Ele solicitou imediatamente ao secretário Thiago Peixoto (Segplan), presente no evento, que se inteirasse da obra da Escola Padrão Século XXI para que pudesse tomar as devidas providências. Também afirmou que vai checar na Agetop a maneira como pode ajudar na questão da Avenida a qual Solange lhe pediu ajuda (Galdino Moreira de Souza).
Sobre a liberação da licença para criação de tilápias, disse ter conversado sobre o assunto em três oportunidades com o ministro Helder Barbalho (Pesca e Aquicultura), este ano. De acordo com Marconi, há um problema na liberação por conta de uma restrição em uma lei federal. Ele pediu para que Vilmar Rocha (Secretario Estadual de Cidades, Infraestrutura e Meio Ambiente – Secima) cuidasse da demanda.
Marconi anunciou também, que o Hospital Regional terá funcionamento nos mesmos moldes de administração dos demais hospitais estaduais: “Nós vamos fazer o chamamento de uma Organização Social (OS) que vai recrutar os funcionários, médicos, enfermeiros, paramédicos, servidores. Nós vamos comprar os melhores equipamentos do mundo para estar neste hospital e vocês vão ver que saúde tem jeito, desde que a gente foque, desde que a gente priorize, para funcionar direito.”
Citou outros hospitais
O governador fez compromisso de entregar mais quatro hospitais regionais até o fim de 2018. Hoje, Goiás conta com seis unidades. “Quando terminar este governo, vou deixar 10 hospitais de urgências. Desses 10, oito foram construídos nos meus quatro mandatos. Um deles eu não construí, que foi o Hugo, feito pelo governador Henrique Santillo, do qual eu era assessor. O outro que não construí, foi o de Santa Helena, mas terminei, equipei e pus para funcionar em julho de 2011”, relembrou.
“Praticamente me envolvi com todos os 10 hospitais que vou deixar. O sétimo será aqui em Uruaçu. O oitavo em Santo Antônio do Descoberto. O nono vai ser em Águas Lindas e o décimo, em Valparaíso, no Entorno Sul de Brasília,” disse Marconi.
Ele lembrou que o Crer (Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo) foi construído em sua administração. E enumerou outros três hospitais que fez compromisso com a população da Região Metropolitana da Capital. “Vamos construir agora o Hospital do Homem e do Idoso, na antiga Colônia Santa Marta. E haveremos de construir o quanto antes o Hospital da Mulher. Estamos construindo o Hospital Estadual do Servidor Público, que já está em obras. Vamos deixar um legado extraordinário”, avaliou.
O governador finalizou seu discurso dizendo que está construindo ainda os Credeqs e os Ame’s (Ambulatórios Médicos de Especialidades) e sentenciou: “O pior na vida de qualquer pessoa, seja rico ou pobre, é na hora da doença, a pessoa chega fragilizada ao hospital. E o que ela quer? Quer um atendimento de qualidade, um atendimento humano e quer equipamentos que funcionem, médicos que possam resolver seu problema. E nós estamos trabalhando para que a Saúde em Goiás seja o maior exemplo brasileiro de que quando a gente prioriza, a gente faz bem feito e, assim, a gente ajuda a resolver a vida das pessoas.”
Recepção e presenças
Vários nomes importantes da política goiana estiveram em Uruaçu, na comitiva do Governador Marconi Perillo, entre os quais: Deputado estadual Zé Antônio (PTB); Júlio da Retífica (PSDB); e Thiago Peixoto (Deputado Federal eleito pelo PSD) ocupante da pasta da Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento (Segplan). Nas Tendas montadas às margens da BR-153 (Trevo Sul) e GO-237 (próximo ao Monumento Cristo) aconteceu a cerimônia de inauguração da obra, tendo ela, sido conduzida por um mestre de cerimonia oficial do governo, tal qual, convidou para as falas (pela ordem), a prefeita de Uruaçu Solange Bertulino; Deputado Estadual Júlio da Retífica; Deputado Estadual Zé Antônio; Deputado licenciado, Thiago Peixoto, que por sua vez, cedeu parte do seu tempo de discurso ao colega de Segplan, Valmir Pedro. O fechamento como é de praxe, com o governador Marconi Perillo.
Considerando que o clima esquentou nos bastidores da política de Uruaçu, no que se refere aos legítimos representantes do Governador Marconi na cidade do Pássaro Grande, nessa briga pelo que se percebe, é que Valmir Pedro (de posse do microfone) possui realmente o maior prestígio junto ao número 1 de Goiás. Ele provou que tem moral, a partir do momento em que o secretário da Segplan e Deputado Federal licenciado Thiago Peixoto abriu mão, de parte do seu tempo de discurso e cedeu ao uruaçuense.
No seu discurso, Valmir Pedro cumprimentou as autoridades presentes (exceto a Prefeita Solange – ficou a dúvida se foi intencional) e rasgou elogios ao Governador, na amplitude do seu quarto mandato. Falou das obras do governo estadual em Uruaçu, inclusive, da Escola Padrão Século XXl e, claro, do Hospital Regional (ambas paralizadas), reafirmando que tem sido uma ‘pedra no sapato’ do governo, no sentido de cobrar pelas suas conclusões.
Se foi para provocar ou não, Valmir Pedro chegou a convidar o presidente do Sindicato Rural de Uruaçu, Weder Ribeiro para fazer parte do palanque. Para os acompanhantes da política local, é sabido que durante a semana da vinda do Governador, Weder Ribeiro juntamente com Ricardo Pacanaro (chefe do Ciretran em Uruaçu) esteve na rádio Uruaçu-FM, onde concederam entrevista ao programa ‘A Hora do Povo’ e sem nenhuma cerimônia disseram que ele (Valmir Pedro), não tinha nenhuma autorização para falar em nome do Governador Marconi em Uruaçu. Tudo isso porque um dia antes, o assessor de Marconi (Valmir) havia ido ao mesmo programa e estendido convite a população, a fim de recepcionar o Governador. Nesse hound, aparentemente, Valmir Pedro venceu. Mas a verdade é uma só: A base do governo em Uruaçu está ‘rachada’ em três partes: Grupo do Sindicato X Grupo do Lourencinho X Grupo do Valmir Pedro. E isso ficou mais evidente no discurso do próprio Governador, quando ele fez usufruto de bastante cautela ao se referir aos seus aliados na cidade administrada pelo PMDB. Marconi levou a situação na forma que “o veado não morreu e nem a onça passou fome”. Mas afinal, qual o nome, ou grupo Marconi apoiará em 2016?
O Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Uruaçu, Francisco José Pereira, vulgo Francisco do Ônibus (PR), também esteve presente e inclusive, foi cumprimentado pelo Governador. Maria das Neves (PSB / também citada pelo governador), Paulinho da Ambulância (expulso do PT); Antônio Souza Reis, vulgo Taroba (PROS); Roberto José Tavares (conhecido como Amigo10 de Uruaçu- PSD); Wanildo Freitas, o Wanildão (PP); Valmi Fonseca (Zorão – PT); Elói dos Santos (PP); e Jairo Balbino (PT) estiveram cumprindo os seus deveres de representantes do povo. Cometendo um equívoco, o Governador mencionou o nome de Rones da Silva Maia como Vereador. E como se sabe, Rones não está Vereador na atual Legislatura, embora estivesse presente na solenidade. O ex-prefeito Mozart Antônio Vasconcelos, que se declarou pré-candidato a prefeito para 2016, não arredou o pé de perto do Governador.
Daqueles que formam a base do Governador em Uruaçu, além do já citado Valmir Pedro, estiveram presentes ainda: Lourencinho (PP); Weder Ribeiro (Presidente do Sindicato Rural); Juarez Lourindo (Chefe da Regional de Saúde); Dânia Wobeto (Subsecretária Regional da Educação); Ricardo Franco Pacanaro (Chefe Regional do Ciretran); e doutor Álbert (Banco do Povo).
A Presidente da Associação Comercial Industrial e Agropecuária de Uruaçu (ACIAU), Joveny Magalhães de Sá, bem como, o seu esposo, empresário João Batista (Batista da Retífica) esteve presente, representando o setor, na vinda do Governador a Uruaçu. Vários Prefeitos, vice-prefeitos e ex-prefeitos da região marcaram presenças na solenidade, alguns exemplos são: Vilcimar Pereira Pinto, Vulgo Cimar (Prefeito de Nova Iguaçu de Goiás); Vandeilson Gonçalves (PSDB / Prefeito de Amaralina); e Eder Braz (PSB – vice-prefeito de Campinorte).
Momento em que se deu a inauguração da obra: Marconi e Solange se cumprimentam
– Reportagem: Motta Filho (DRT:3001)
– Fotos: Motta Filho e Marcos Antonio.