Celg diz que valor cobrado é referente a consumo acumulado há 4 meses. Consumidores por sua vez, alegam que não têm como pagar a diferença

Moradores de Uruaçu estão revoltados com os valores cobrados na fatura da conta de energia elétrica referente ao consumo de dezembro do ano passado. Segundo os consumidores, em alguns casos, o aumento chegou a até 80%.
Segundo a Companhia Energética de Goiás (Celg), a alteração na conta ocorreu em todos os municípios das regiões norte (onde está localizado Uruaçu) e leste do Estado. Isso porque a empresa terceirizada que fazia a leitura dos medidores de energia deixou de prestar serviço para a companhia em setembro do ano passado.
Desde então, os consumidores vinham recebendo uma média que era calculada de acordo com os últimos 12 meses de consumo. Agora, o valor consumido acima da média nos quatro meses em que o serviço ficou parado foi cobrado de uma só vez no talão de janeiro e isso assustou os consumidores da Cidade do Caju.

Revolta
Entretanto, a comerciante Dalila Pereira não concorda com a cobrança. Ela conta que antes pagava cerca de R$ 50 mensais e, agora, terá que desembolsar R$ 442,34 para pagar o último talão. “Ficaram cinco meses sem mandar tirar leitura, só mandando média. Agora a gente tem que pagar pelos erros deles porque eles não põem funcionários?”, questiona Dalila.
Muitos dos consumidores alegam que não têm condições de pagar a diferença. “Eu estava pagando R$ 51 de energia e agora veio R$ 253. Eu não tenho condições de pagar, eu só tenho um salário mínimo. Na minha casa só tem uma geladeira, uma televisão e o ventilador da minha mãe. E agora? Vai a metade do salário. E a comida? Como nós vamos fazer?”, lamentou a dona de casa Juliana Fonseca.
Apesar das reclamações, a Celg afirma que os consumidores que não conseguirem pagar o valor total da fatura de uma só vez devem ir a uma agência de atendimento para parcelar a conta. A companhia alerta ainda que quem deixar de pagar as faturas terá o fornecimento de energia cortado.

Repercussão
O assunto está sendo bastante debatido na imprensa local e regional e em todos os lugares da Cidade do Pássaro Grande. Não é raro, deparar com moradores/usuários indignados com a situação. Recentemente a empresa MW Projetos e Construções se instalou em Uruaçu, a fim de executar os serviços de leitura, entrega de talão e corte. Com isso, o problema bordado nesta reportagem, tende a acabar. A MW já havia prestado esse tipo de serviço em outra oportunidade na Cidade, no entanto, houve um interrompimento de alguns anos e agora reassume essa responsabilidade.

Moradores questionam aumento de até 80% em conta de energia

– Motta Filho / Reprodução/TV Anhanguera.