Através de um vídeo circulante no aplicativo Wattsapp, uma das candidatas ao cargo de conselheira tutelar em Uruaçu, Miriam Cardoso (foto), fez uma denúncia um tanto quanto, inusitada, dando conta de que um vereador da atual legislatura, teria se “empenhado” em eleger uma determinada candidata, a qualquer “custo”, inclusive, utilizando-se, do velho hábito das eleições convencionais (presidente; governador; prefeito; senador; e deputado), ou seja, a compra de votos.
No início do referido vídeo, Miriam diz: “Bom dia pessoal! Poisé gente… Revoltante viu! A nossa cidade de Uruaçu… Só pra vocês terem a ideia, eu fiquei admirada, eu pensei que essa eleição do Conselho Tutelar, seria uma eleição justa, mais não… Que vergonha heim vereador!… Você estava ali num boteco, pedindo votos… Pedindo não! Comprando né?”.
Miriam disse no polêmico vídeo, que, além do vereador que comprava votos, pagando R$ 50,00 (cinquenta reais) cada, existia uma senhora no mesmo ambiente, que trabalhava “firme”, na compra de votos, para outra candidata e, que a troca, era por vasilhame (botijão) de gás se cozinha. Embora Miriam tivesse feito a denúncia através de vídeo, abdicando-se, do anonimato, ela em nenhum momento, citou nomes, dos eventuais compradores de votos.
A eleição dos Conselheiros tutelares ocorreu em todo Brasil, em 6 de outubro. Em Uruaçu, ao todo, foram 14 concorrentes (13 mulheres e apenas 1 homem) para cinco vagas oferecidas. Os demais ficarão na suplência. A posse dos eleitos, está prevista para 10 de janeiro de 2020 e o período é de quatro anos. O local único de votação na Cidade do Pássaro Grande, foi a Universidade Estadual Goiás (UEG).
Presidente da Câmara tomou providências
Ao tomar conhecimento do fato, o presidente da Câmara Municipal de Uruaçu, Antônio Souza Reis (Taroba -PROS), procurou o Ministério Público (MP), solicitando investigação do caso.
À nossa reportagem, o Presidente Taroba disse o seguinte: “Estive no Ministério Público, fiz a denúncia, prestei declaração para que o MP apure as denúncias dessa moça, porque ela vêm falando de um vereador que estava comprando votos para conselheira tutelar e ela cita também uma outra pessoa que supostamente estava comprando votos pra sua candidata, dando em troca, Botijões de Gás. Então para não ficar nada no ar e para que a sociedade saiba direitinho o que está acontecendo, eu fui ao MP. Estou com a cópia da DECLARAÇÃO e passei a cópia do vídeo à doutora Daniela Haun, promotora de justiça, para que sejam tomadas as providências cabíveis. Que chame essa moça (denunciante), para que ela preste depoimento e, que não paire nenhuma dúvida. Se forem verdadeiras as suas denúncias, que sejam punidas essas pessoas”.
Procurada por nossa reportagem para possivelmente falar sobre o caso, a 3ª Promotora de Justiça de Uruaçu, doutora Daniela Haun Serafim disse: “Infelizmente não posso colaborar, pois só tivemos uma “denúncia” sem maiores informações. Estou notificando a pessoa que está no vídeo, para ser ouvida no MP”.
- Reportagem: Motta Filho (DRT-GO: 3001).