Na manhã desta quarta-feira, dia 17 de novembro, a 11ª Companhia Independente Bombeiro Militar, situada em Uruaçu, realizou uma cerimônia para divulgar à comunidade a entrega das novas botas operacionais de combate a incêndio ao efetivo da unidade.
Tais equipamentos foram fabricados pela empresa alemã HAIX – Schuhe – Produktions – und Vertriebs – GmbH. São confeccionadas com material especial de grande resistência ao fogo, certificadas pela norma Europeia EN15090. Além disso, contam com solado feito em material de alta resistência a cortes e perfurações.
Estiveram presentes na cerimônia as seguintes autoridades: Cel Ricardo Silveira Duarte, no ato representando o Comandante-Geral do CBMGO, Senhor Cel Esmeraldino Jacinto de Lemos; Maj Ary Bernardo Dutra dos Santos, Comandante da 11ª CIBM; Vereador Francisco Carlos Carvalho (Chiquinho-PSL) atual Presidente da Câmara Municipal de Uruaçu; Senhor Josimar Nogueira Alves, Secretário Municipal de Saúde, no ato representando o Prefeito de Uruaçu Valmir Pedro Tereza; e Osvando Teixeira, jornalista (Jornal Correio do Povo) e, representante da Associação Comercial e Industrial de Uruaçu (ACIAU).
Por meio do Convênio de Delegação Tributária, celebrado entre o Estado de Goiás e o Município de Uruaçu, foi possível realizar a aquisição com recursos diretamente arrecadados em Uruaçu e região, cujo valor foi de quatro mil e duzentos e quarenta cinco euros (R$ 25.705,82 em moeda local).
As botas foram adquiridas através de adesão em ata de registro de preços internacional, com recursos oriundos do Fundo Especial de Reequipamento do Corpo de Bombeiros. Tratou-se da primeira aquisição internacional feita diretamente do fabricante na Alemanha, o que significa economia de recursos públicos e disponibilização aos bombeiros militares de equipamentos modernos e de grande qualidade.
Em entrevista ao Podcast/Goflix (transmitido pelo YouTube; Facebook; e Instagram), na mesma data da entrega destes materiais, o Comandante da Corporação em Uruaçu, Major Ary Bernardo Dutra, disse que essa aquisição foi muito importante, no sentido de equipar cada vez mais os 19 componentes da 11ª Cia. “Foi também uma espécie de prestação de contas, junto a população de Uruaçu, e, dos outros 11 Municípios que compõem a Companhia. Os recursos utilizados na compra destes equipamentos são públicos, portanto, dar transferência, referente aos gastos, é o mínimo que podemos fazer”. Pontuou Dutra, que há 8 anos, comanda a tropa.

- Com informações do Corpo de Bombeiros / Uruaçu.