O Barcelona de Uruaçu se sagrou campeão da Super-Liga do Norte de 2017, ao vencer o forte time do Vila Nova Porangatuense por 2 a 0 na tarde de sábado (11/11), no Estádio Diolino Franco em Porangatu. Os gols do time uruaçuense foram marcados pelo atacante Danilo Quintino e pelo zagueiro Ricardo. Ambos os gols foram marcados no segundo tempo. Cerca de quatro mil pessoas estiveram acompanhando a decisão. O prefeito de Porangatu Pedro Fernandes a exemplo do que fez Valmir Pedro no jogo de ida em Uruaçu, mandou abrir os portões do Estádio. Ninguém pagou para ver o jogo.
O JOGO
Como houve empate no primeiro jogo (0 a 0), em Uruaçu, no final de semana anterior, o campeonato estava totalmente em aberto para o segundo confronto em Porangatu. Com o incentivo da maioria do público presente, o Vila Nova tentou exercer pressão para cima do representante de Uruaçu, no entanto, o time do treinador Nivaldo Celso, do auxiliar técnico Gilberto Caetano, do presidente Nicanor Neto e do vice-presidente Douglas Pereira (Douglão Goiano) não se intimidou e jogou de igual para igual, mesmo jogando fora de casa. O Barcelona perdeu o artilheiro do campeonato com 18 gols, Hebinho, que sofreu uma contratura na coxa ainda no primeiro tempo. Danilo Quintino o substituiu, inclusive, marcando um dos gols da vitoria do time campeã do Norte. O goleiro Hieides praticou várias defesas super difíceis, inclusive, defendeu um pênalti quando jogo ainda estava empatado em 1 a 1. O Barcelona perdeu o lateral direito Wagno por expulsão, no início do segundo tempo, após um desentendimento com um jogador adversário que também acabou expulso. A partir daí, o jogo ficou mais aberto e com mais espaços no meio campo. Houve várias situações de gols para ambos os lados. Sendo que os dois goleiros trabalharam muito e tiveram as suas vidas dificultadas, em virtude da grama está molhada, pois havia chovido momentos antes da partida e durante uma boa parte do primeiro tempo. O zagueiro Akires deixou o jogo mais cedo após sofrer câimbras. Diante de tudo isso, o Barcelona com o placar construído de 2 a 0 aguardou o apito final do árbitro Adriano (de Crixás) e aí foi só comemorar! Ao chegar em Uruaçu, quase meia noite, O Barcelona desfilou de Carro de Bombeiros pelas principais vias da cidade, por ordem do Prefeito Valmir Pedro.
Como campeão, o Barcelona ganhou além de troféus e medalhas, R$ 8.000,00 (oito mil reais) em dinheiro. Na condição de vice, o Vila Nova embolsou R$ 4.000,00 (quatro mil reais). A Liga do Norte Goiano premiou também o artilheiro, o goleiro menos vazado, o craque do campeonato, o melhor treinador e também o time mais disciplinado da competição, neste caso a equipe do Uruaçu Futebol Clube, representado pelo Superintendente de Esportes Gilmar Geraldo de Souza (Gigi) e pelo treinador Cleudimar Barbosa (Belo).
O deputado estadual Júlio da Retifica, patrocinador máster da Super Liga acompanhou a decisão e não perdeu nenhum lance. O presidente da Câmara de Uruaçu, Alacir Freitas Carvalho (Sil), o vice-prefeito de Uruaçu Juarez Lourindo assistiram e torceram pelo Barcelona, à exemplo do prefeito Valmir Pedro e de várias outras autoridades políticas da região. A Polícia Militar com um grande número de policiais, inclusive da Força Tática garantiu a segurança de todos que se faziam presentes no Estádio.
A última vez que um time de Uruaçu havia conquistado um título regional ocorreu em 2005 e, por coincidência, sobre o Porangatu. Antes, em 1994, a cidade de Uruaçu também obteve êxito contra os porangatuenses sagrando-se campeão. Ambos os campeonatos foram realizados pela Liga Desportiva de Santa Tereza de Goiás. Em 2001, a cidade de Uruaçu ganhou o título do Campeonato do Centro Norte, realizado pela Liga de Crixás. A decisão foi contra o Santa Terezinha.
A nossa reportagem conversou com jogadores, dirigentes, treinadores, prefeito, vice-prefeito, deputado Júlio, entre outros. CONFIRA:
– Reportagem: Motta Filho.