A alegação é de que a decisão acontece após queda do preço do metal. Ao todo, cerca de 800 pessoas de Niquelândia e região perderão o emprego. A situação é preocupante, haja vista que o impacto econômico é gingatesco

A Votorantim Metais, empresa que explora níquel em Niquelândia, líder no mercado brasileiro de alumínio primário, uma das cinco maiores produtoras mundiais de zinco e a maior fabricante de a níquel eletrolítico da América Latina. Além de ser a segunda maior companhia brasileira de metais não ferrosos, anunciou o fechamento de suas atividades na cidade, no último dia 18 de janeiro. De acordo com o comunicado oficial da empresa, a decisão acontece após queda histórica no preço do metal. “Só em 2015, foi uma redução na ordem de 40% nos preços do níquel”, diz o documento. As atividades na mina serão suspensas já no dia 1º de fevereiro. O beneficiamento do mineral, e a refinaria, que acontece em São Miguel Paulista, em São Paulo, serão suspensos a partir de maio.
Ainda segundo o comunicado, a Votorantim só manterá insfraestrutura na cidade para cumprimento de atividades legais e compromissos socioambientais. A empresa considera retomar o negócio do níquel a longo prazo, com a melhora do cenário econômico associada a “uma expressiva melhoria do preço do metal”. Cerca de 800 empregados em Goiás e outros 350 em São Paulo, trabalham no grupo. Do total, 85% serão demitidos.

O Portal do Motta e o Jornal Folha Popular (de Uruaçu-GO.) tiveram acesso a uma Nota à Imprensa, disponibilizada pela Votorantin Metais: “O cenário desafiador do mercado de commodities metálicas tem promovido desequilíbrios econômico-financeiros nas operações globais do setor de mineração e metalurgia, em especial no segmento de negócios do níquel, cujos preços globais – regidos pela London Metal Exchange (LME) – têm se mantido nos patamares mais baixos da história ao longo dos últimos anos. Diante deste contexto, a Votorantim Metais decidiu suspender as operações de níquel das unidades de Niquelândia (GO) e São Miguel Paulista (SP), até que sejam reestabelecidas as condições de mercado necessárias para a viabilidade do negócio. Trata-se de uma decisão difícil, mas necessária, após expressivas quedas do preço do metal. Só em 2015, foi uma redução na ordem de 40% nos preços do níquel. A decisão foi tomada após exaustiva análise de diversos cenários, os quais – lamentavelmente – não demonstraram viabilidade econômica no curto e médio prazo, mesmo a Empresa tendo estabelecido uma rigorosa gestão com foco na excelência operacional e otimização de custos. A Votorantim Metais irá adotar um regime gradual de suspensão das atividades e já iniciou diálogo com os Sindicatos dos Trabalhadores para tratar condições de desligamento. Em 1º de fevereiro serão suspensas as atividades de mina em Niquelândia e, a partir de maio, as atividades produtivas de Niquelândia (beneficiamento) e São Miguel Paulista (refinaria). Será mantida infraestrutura necessária para a garantia da execução dos compromissos legais e socioambientais vigentes; bem como a continuidade por tempo indeterminado dos investimentos nos programas sociais de Niquelândia e São Miguel Paulista. A Empresa esclarece, ainda, que clientes e fornecedores terão suas necessidades e particularidades avaliadas caso a caso, mantendo o habitual diálogo de forma transparente e respeitoso. A Votorantim Metais segue na expectativa da evolução das condições macroeconômicas e mercadológicas, associadas a uma expressiva melhoria do preço do metal, para a retomada do Negócio Níquel no longo prazo”. Votorantim Metais.

Sobre a Votorantim Metais
A Votorantim Metais investe desde sua criação, em 1996, no crescimento de suas operações com base em princípios de sustentabilidade e estabilidade operacional. A empresa é líder no mercado brasileiro de alumínio primário, uma das cinco maiores produtoras mundiais de zinco e a maior fabricante de níquel eletrolítico da América Latina. Segunda maior companhia brasileira de metais não ferrosos, a Votorantim Metais possui 17 unidades industriais, sendo onze no Brasil, quatro nos Estados Unidos, uma na China e uma no Peru. A empresa possui uma gestão de Inovação Aberta, materializada em uma governança corporativa, reconhecida nacionalmente pela Confederação Nacional das Indústrias, por meio do Prêmio Nacional de Inovação. A Votorantim Metais é a empresa, no Brasil, que tem o maior número de projetos aprovados pelo Senai-Cimatec, desenvolvendo soluções para o aumento da competitividade da indústria brasileira.

– Da Redação: Motta Filho (DRT-GO: 3001).
– Colaborou: Euclides Oliveira (DN – Em Niquelândia/GO.)