Rafael Andrade (foto em destaque – arquivo) foi o melhor brasileiro na classificatória individual do Mundial de Ginástica de Trampolim, na Dinamarca

O goianiense Rafael Andrade, de 29 anos e que possui laços familiares em Uruaçu, será o representante brasileiro na disputa da Ginástica de Trampolim nos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016. Ele conquistou a vaga em 26 de novembro, ao fazer 102,325 pontos na soma das duas rotinas das classificatórias e ficar em 36º no Campeonato Mundial de Odense, na Dinamarca. O Brasil tinha direito a uma vaga por ser sede da Olimpíada e foi definido anteriormente que ficaria com ela o brasileiro que fosse o melhor colocado na competição internacional.

“Eu saí super feliz com a minha competição, então demorei um pouco para focar nos resultados parciais e acompanhar a possibilidade de classificação. Nos últimos grupos vi que ainda tinha chances e comecei a ficar apreensivo para que acabasse logo. Esse foi o meu melhor resultado em Mundiais e estou contente pela minha evolução”, contou Rafael, que hoje treina na Inglaterra e compete por uma equipe do Rio de Janeiro. “Estou muito feliz. É um sonho que foi concretizado e que marca o início da participação do trampolim brasileiro em Jogos Olímpicos. É motivo de muita honra para mim poder fazer parte desse evento em casa.”

O ginasta goiano que nasceu em Goiânia começou a praticar o esporte aos 10 anos e está na seleção brasileira desde 2005. Em 2011, Rafael foi o primeiro atleta do Brasil a ir ao pódio nos Jogos Pan-Americanos ao conquistar a medalha de prata em Guadalajara, no México.

Rafael, para quem não tem conhecimento, é filho de Daniel Oliveira e Vera Lúcia, casal que nasceu em Uruaçu. O secretário municipal de finanças do atual Governo Uruaçu (Solange Bertulino – 2013/2016), Elias Campos, é tio de Rafael. As primeiras ‘braçadas’ de Rafael foram dadas na Associação Atlética Banco do Brasil de Uruaçu (AABB) e, também no Clube Recreativo Uruaçuense (CRU). O seu primeiro mestre foi o Professor João Luiz. Ele residiu em Uruaçu nos meados dos anos de 1990.

A reportagem do PORTAL DO MOTTA e do JORNAL FOLHA POPULAR entrou em contato com o Professor João Luiz, que reside em Goiânia, para falar um pouco sobre o sucesso do seu ex-atleta e ele disse o seguinte: “Rafael pessoa maravilhosa que tive prazer ser o primeiro professor de natação em Uruacu. No ano 1995 no Clube Recreativo Uruacuense. Aluno aplicado nos treinamentos, logo destacou nas competições, sempre no pódio e em primeiro lugar. Ele obteve na região Norte e Vale são Patricio, em seguida participou de competições em Goiânia com muito sucesso. lembrando que Rafael era de Goiânia, mudou para Uruacu e depois retornou . desejo toda sorte do mundo que ele possa representar bem nas Olimpíadas”.

– Por Motta Filho (DRT-GO: 3001).