Pasmem! Nem mesmo nos filmes Hollywoodianos, famosos por suas ficções futuristas, repletas de efeitos especiais já houve algo que se aproximasse da situação atual que estamos presenciando.

A verdade é que apesar de todo avanço científico e tecnológico que já tivemos até o momento, o MUNDO não estava preparado para uma Pandemia como essa do COVID-19, vulgarmente conhecido por Coronavírus. Séria cômico, se não fosse trágico!

Observa-se, que cada pessoa tem adotado uma teoria, uns mais pessimistas, outros mais positivos. Alguns optam por analisar a situação por uma ótica religiosa, enquanto outros  preferem ter uma visão mais cética. Uns estão de boa, enquanto outros estão em pânico, uns são mais radicais em relação às interpretações da realidade e outros não estão nem aí, pra tudo o que está acontecendo.

E em meio a todo caos, que por si só, já existe em prol de todas as incertezas dos próximos dias e do futuro econômico do país e do mundo, como se isso já não bastasse ou não fosse suficiente, tem-se ainda toneladas de fake news, de notícias sensacionalistas e de transmissões de informações sem qualquer base concreta sendo compartilhadas pelas redes socias e também pelas pessoas em seus dia-a-dias.

Parece que ainda não se compreendeu que, o caos promovido com tudo isso pode ser mais fatal do que o próprio vírus.

Ocorre que o pânico, ou tumultua, ou paralisa. E o pior, em qualquer dessas circunstâncias, o pânico aniquila valores e convicções, e o surto mental e emocional das pessoas podem ter proporções tão ou mais graves que a própria pandemia.

As crises de estresse e ansiedade, aos quais muitas pessoas já estão vivenciando, inclusive por conta da irresponsabilidade de pessoas capazes de criar falsas notícias, ou de sensacionalizar reportagens, números de vítimas, e a descrição da própria realidade sobre o tema, tem promovido um caos que, somado a tantas incertezas, vai de encontro com um período de colapso financeiro mundial. Imaginem o impacto que isso vai ocasionar?

O mundo parou, é verdade. Países, Estados, Cidades, Empresas dos mais variados setores, dos gigantes aos pequenos. De repente, o mundo agitado, globalizado, e sem tempo para absolutamente NADA, teve que acionar os FREIOS.

E quase por ironia do destino, ninguém estava PREPARADO!!!Nem futuristas, nem economistas, nem cientistas, nem tecnólogos, nem estudiosos, nem religiosos, nem curiosos, nem os políticos, nem a medicina, nem os empresários, nem a população, muito menos Eu e você, não é verdade?

Mas uma coisa é certa: Não é o pânico, nem a ansiedade, muito menos o estresse, ou as preocupações com o futuro da Economia Brasileira ou Mundial, ou ainda, os surtos mentais e emocionais, que irão “SALVAR O MUNDO”.

Mas sim, a CALMA, a TOLERÂNCIA, a INTELIGÊNCIA, a FÉ, a EMPATIA, a CARIDADE, a INFORMAÇÃO VERDADEIRA, a COERÊNCIA, a INTELIGÊNCIA EMOCIONAL, a BOA VONTADE, a BOA-FÉ, a ESPERANÇA e a RESILIÊNCIA.

Já dizia Luci S Fachiano:

– Procure aprender as LIÇÕES que esse momento tenta ENSINAR:

“É tempo de endireitarmos as nossas veredas. Muitos estão preocupados com a COVID19, e de fato é algo preocupante.

Mas há outros vírus muito piores matando milhares de pessoas todos os dias… entre eles o egoísmo; a soberba; a fome; a injustiça; a ambição; a omissão; o orgulho; a inveja; a desonestidade; a impunidade; a preguiça; a futilidade; a ignorância; a violência, a corrupção; a irresponsabilidade pessoal e social, a falta de empatia e de autorresponsabilidade e tantos outros vírus que estão impregnados nos corações humanos.

Enfim, que durante este período de confinamento, cada um de nós possa fazer do silêncio e da “PAUSA que o MUNDO deu”, um momento de reconciliação consigo mesmo, com o próximo e com Deus.”

Repare que de tempos em tempos ocorrem grandes tragédias pelo mundo a fora, tudo para “chamar a nossa atenção” para o que de fato é IMPORTANTE nessa vida, e o Coronavírus não foge dessa triste realidade sobre aprendizado.

Contudo, minha DICA para esse momento tão difícil é:

Cuide da sua SAÚDE mental, emocional e física, cuide da sua família e procure fazer a sua parte, ser útil, produtivo. Reveja valores, comportamentos, sentimentos, pensamentos e estratégias de vida. Mantenha a sua mente ocupada, de preferência, com coisas altruístas.

Tudo isso vai passar, e você precisará estar “BEM” para ajudar na reconstrução, no reerguimento, no restabelecimento social e econômico da sua Cidade, do seu País e, consequentemente, também dos que se entregaram ao caos mental, emocional, físico e financeiro que esse momento tem ocasionado.

Se cada um fizer a sua parte, logo o MUNDO VOLTA A SE MOVIMENTAR, e quem sabe agora, no rumo certo?!..

 Por: Adryelle Gomes Richter(Advogada, Empresária e Self Coach)