Vereadores Jairo Balbino e Zorão (ambos do PT) botaram a mão na massa. Secretário de Infraestrutura Moisés Domingos, que também é desportista nato, se rendeu ao projeto e trabalha com total dedicação, enquanto os desportistas daquela região, Osmar Ferreira (o Cocá) e Valdenes Pereira (o Denes), comemoram como se fosse um gol em final de Copa do Mundo. Neste projeto não há perdedor, todos irão ganhar
Um sonho que está prestes a se tornar realidade. Cumprindo um compromisso de campanha, a Prefeita Solange Bertulino (PMDB), autorizou, deu o seu aval e ordenou a Superintendência Municipal de Esportes, e a Secretaria de Infraestrutura (Obras) a se dedicar ao máximo pela ‘gramagem’ do Campo de futebol oficial, Salvador de Andrade, localizado no Setor Oeste de Uruaçu. Existente há quase duas décadas, nenhum prefeito ou prefeita neste período, despertou a vontade, o interesse e a visão em gramá-lo, com Solange foi e está sendo diferente. No seu Plano de Governo, para campanha em 2012, lá está prevista tal obra. Com recursos próprios e em terreno próprio, os desportistas de Uruaçu têm motivos para comemorar a chegada, em breve, de mais uma Praça Esportiva. O primeiro passo já foi dado, e, daí em diante, naturalmente as melhorias irão ocorrendo. Os Vereadores Zorão e Jairo Balbino (ambos do PT), estão na ‘Comissão da gramagem’ do popular (no bom sentido), ‘Calderão do Diabo’. Inclusive, tais Vereadores além de estarem acompanhando tudo de perto, colocam a mão na massa também, em prol da construção do novo campo. Todo trabalho de topografia (descrição ou delineação exata e pormenorizada de um terreno, de uma região, com todos os seus acidentes geográficos e cálculos matemáticos), foi realizado por Zorão, que é profissional da área há vários anos. Quanto ao Jairo Balbino, o seu empenho é algo elogiável, a sua ajuda vem de diversas formas. Moisés Domingos, secretário de obras, está imbuído e entusiasmado na execução da tarefa atribuída a ele. Na foto em destaque acima, é possível visualizar todos aqueles que lutam pelas causas do esporte em Uruaçu. A começar pela gestora do Município.
Na gestão atual, vários benefícios já foram realizados em prol do esporte. Para efeito de refrescamento de memória, esta coluna cita três grandes feitos: Recuperação da Iluminação do Estádio Serra Grande (a ser inaugurada no início de 2016); construção da Quadra Coberta da Vila Nossa Senhora da Abadia (Setor Oeste); construção dos Vestiários para jogadores, e árbitros (Masculino e Feminino) no Estádio Cajuzão; e agora, a chegada de uma nova etapa para o Campo Salvador de Andrade. Sem citar a realização de dezenas de eventos esportivos, apoio a dezenas de eventos esportivos realizados por terceiros (até mesmo por adversários políticos); apoio às equipes de futebol (Campo e futsal) em eventos regionais; apoio a diversas outras equipes em diferentes modalidades, apoio a diversos atletas em diferentes modalidades em disputas de eventos locais e regionais; manutenção da Escolinha Municipal Cruzeirinho, a qual agrega entre 600 e 800 alunos/atletas; apoio a Escolinha dos Encontreiros e aos próprios Encontreiros (adultos); manutenção ativa das Praças Esportivas, entre outras dezenas de ações. Comparativo feito recentemente entre o Plano de Governo da atual Prefeita Solange e o que de fato já foi executado, ultrapassa a casa dos 80%. A superintendência Municipal de Esportes de Uruaçu é vinculada a Secretaria Municipal de Educação, ocupada pela educadora Maria de Fátima Alves de Oliveira. Por mais que algumas pessoas façam vista grossa, o esporte em Uruaçu está organizado e tem comando.
Campo Salvador de Andrade vivendo os últimos suspiros como ‘Campo de Chão Batido’. Obra ficará na memória dos desportistas de Uruaçu e será um grande marco na gestão da Prefeita Solange (PMDB).
– Portal Motta Filho Notícias e jornal Folha Popular.