Sob gestão da advogada Ana Amélia Paulino, a feira tem entrada gratuita e oferece oportunidades de negócio com experiências imersivas em tecnologias e cases de sucesso.
A cidade de Porangatu, no norte de Goiás, foi transformada em um centro de inovaçõestecnológicas do agronegócio com a 8ª edição da Expopec Experience – Exposição das Tecnologias voltadas ao desenvolvimento da pecuária e da agricultura.
A feira tecnológica inicia nesta quarta-feira, 26, com uma programação que vai até domingo, 30 de março, no Parque de Exposições Hilton Monteiro da Rocha, e promete uma imersão completa para revolucionar a pecuária e a agricultura.
A presidente do Sindicato Rural de Porangatu, Ana Amélia Paulino, a primeira mulher a ocupar o cargo nos 50 anos de história da entidade, explica que, pela primeira vez, o evento vai proporcionar um espaço onde o produtor rural poderá avaliar a aplicabilidade das tecnologias diretamente em sua rotina. Ela afirma que um dos principais destaques é a crescente participação feminina no agronegócio, com a “Expopec para Elas”, um espaço dedicado para fortalecer a presença das mulheres no campo.
Na região, elas representam mais de 33% no agropecuário e o objetivo do evento é tornar a participação feminina cada vez mais ativa no campo, com as experiências disponíveis durante a feira.
“Cada expositor trará uma experiência interativa para que o visitante possa testá-la em seu estande e avaliar se o produto oferecido é útil para sua propriedade, e acreditamos que a presença e a participação das mulheres será marca forte no evento”, afirmou a presidente do Sindicato Rural de Porangatu, Ana Amélia Paulino.
Tecnologia aplicada no campo
A Expopec pretende conectar os visitantes às novidades do setor, que vão desde softwares de gestão até máquinas agrícolas de alta performance. A presidente Ana Amélia Paulino destaca ainda que o objetivo é aproximar os produtores das soluções disponíveis para transformar o setor cada vez mais forte e sustentável.
“Estamos trazendo para a feira um ‘cardápio’ de tecnologia, onde o produtor poderá ‘saborear’ aquilo que está à disposição dele e avaliar qual tecnologia melhor se adapta à sua propriedade. Será uma imersão para conectar os homens e as mulheres do campo às inovações, por isso vamos oferecer ferramentas para tornar as propriedades rurais cada vez mais eficientes e produtivas”, afirmou.
Programação
Com entrada gratuita e 86 expositores, a Expopec Experience espera receber 25 mil visitantes e movimentar R$150 milhões em negócios, além de fomentar o turismo e o comércio local. A abertura dos portões, nos cinco dias do evento, será às10h e a feira segue até 0h30.
Entre as atraçõesestão treinamentos, palestras, test-drive de máquinas e veículos em uma pista off-road, o 1º Festival Gastronômico de Porangatu, Shopping de Cavalos e espaços voltados a diferentes perfis de produtores.
Além de apresentar novas tecnologias e oferecer experiências imersivas, a feira receberá um time de influencers para abordar temas, como a sucessão familiar e gestão no campo, visando o desenvolvimento das famílias com o agronegócio. As palestras devem iniciar sempre a partir das 19h.
Na primeira noite do evento, na quarta-feira, 26, a pecuarista Carmem Perez, reconhecida por sua trajetória no setor, explicará sobre o futuro da pecuária. Na quinta-feira, 27, ocorre a abertura oficial do evento com a presença do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner. Haverá palestra com o zootecnista Daniel Rabelo, com o tema, “Como suceder e multiplicar o negócio da família”. Já os bombeiros vãoesclarecer como é possível prevenir os incêndios rurais.
Na sexta-feira, 28, haverá painel com palestras sobre “Segurança no Campo”, com diversas autoridades, como o comandante do Batalhão Rural da PM Goiás, Ten. Cel Fábio Costa, o delegado de polícia civil, Luciano Silva, o vice-presidente da Faeg, Eduardo Veras e o presidente da Agrodefesa, José Caxeta.
No sábado, 29, a feira recebe ozootecnista Ricardo Arantes, para abordar sobre pessoas, o maior ativo da operação do agronegócio. Para encerrar, no domingo, 30, o Sindicato Rural de Porangatu apresenta Santiago Debaisieux, que explicará sobre o presente e o futuro da pecuária inteligente.
O evento é gratuito e as inscrições podem ser realizadas em www.expopec.com.br. A programação completa está disponível no site e nas redes sociais do Sindicato Rural de Porangatu, em srporangatu.com.br e @sindicatoruraldeporangatu.
Pavilhões do parque de Exposições Hilton Monteiro da Rocha

Parque de Exposições Hilton Monteiro da Rocha durante Expopec 2024

Quem é Ana Amélia Paulino?

Ana Amélia Paulino é presidente do Sindicato Rural de Porangatu, Goiás, e se destaca por ser a primeira mulher a ocupar essa posição em 50 anos de história da instituição. Além de seu papel de liderança no setor rural, Ana Amélia é advogada e possui uma forte conexão com o agronegócio, especialmente na gestão da fazenda de sua família.
Sob sua gestão, ela tem promovido a inclusão de pequenos produtores e o fortalecimento da produção agropecuária na região norte de Goiás, que tradicionalmente era focada na pecuária, mas agora também se consolida como um polo agrícola com o cultivo de soja e milho. Ana Amélia é vista como uma referência de liderança feminina no setor, com a promoção de eventos tradicionais como a ExpoPec e a ExpoNorte, que atraem investidores e geram negócios significativos para o desenvolvimento econômico.
Deivianne Jhasper
Assessora de imprensa
Contato: (62) 99194-6506
contato@jhaspercomunicacao.com.br