Na mesma data, foram anunciados repasses de 150 milhões para investimentos em unidades de saúde do interior
 
O governador Ronaldo Caiado (DEM), ao lado do secretário estadual  de Estado Saúde, Ismael Alexandrino e do ministro da Saúde, Henrique Mandetta,  entregou, na
sexta-feira (13/abril), 45 leitos de enfermaria pediátrica e dez leitos de UTI pediátrica no Hospital de Urgência Governador Otávio Lage Siqueira, o Hugol.   Os novos leitos pediátricos do Hugol   servirão para atender  pacientes  do Hospital Materno Infantil. O ministro da Saúde,  que veio a Goiás para participar da entrega dos leitos   pediátricos ao  Hugol, também   anunciou o repasse de 150 milhões de reais para serem investidos na média e alta complexidade ambulatorial e hospitalar em Goiás. 

Os recursos  anunciados pelo ministro da Saúde serão    investidos em Goiânia e cidades do interior do Estado. Dos 150 milhões de reais,   cerca de 25 milhões  serão destinados a unidades de 30 municípios goianos que atendem pacientes de cidades de suas regiões. 

Ao comentar a  situação da  Saúde em Goiás, o ministro Henrique  Mandetta  lembrou  que recebeu um telefonema de Ronaldo Caiado na noite do dia da posse (primeiro de janeiro), dizendo que a situação no´Hospital Materno Infantil era calamitosa e,  em seguida,  foi em Brasília pedir ajuda. Mandetta também falou sobre o governo estadual  anterior  ter passado vários meses sem enviar recursos para a Saúde dos municípios de Goiás.

O governador Ronaldo caiado contou que no dia de sua posse viu o que ele chamou de “situação calamitosa do  Materno Infantil” e disse que,   a partir daí,  não parou mais de trabalhar pelo hospital.

Segundo o secretário estadual de Saúde, Ismael Alexandrino, o atendimento inicial de pacientes de alta e média complexidade ainda é no Materno Infantil, e o Hugol deve funcionar como uma retaguarda. Para cuidar dos 55 novos leitos, o Hugol contratou 170 funcionários, entre enfermeiros, técnicos, fisioterapeutas, psicólogos e intensivistas pediátricos. A quantidade total de leitos do Hugol deve passar de 387 para 442.

Em fevereiro o governador  Ronaldo Caiado entregou dez incubadoras neonatais e 15 berços aquecidos para fortalecer o tratamento de crianças prematuras no hospital, o investimento foi   de 452 mil reais.

  • Motta Filho, da Redação, com informações da Assessoria Especial do Governo de Goiás.