‘Eu não gostava, mas agora eu gosto muito de verdura’, diz o menino Cleiton. Trabalho dos estudantes vai do plantio até a colheita dos alimentos

Alunos de uma escola municipal de Uruaçu fazem questão de cuidar da horta da unidade de ensino. Ao participar do projeto, eles passaram a conhecer o processo produtivo e ainda mudaram os hábitos alimentares. “Antes eu não gostava, mas agora eu gosto muito, aprendi a comer verdura aqui na escola”, diz o menino Cleiton Silva.
O projeto ‘Horta Escolar’ foi instalado há dez anos. Ao longo deste período, vários estudantes participaram da atividade, que enriquece a merenda e também abastece a mesa de muitos deles. “Eles vêm e apreendem. Eles plantam aqui e levam para casa também para comer porque não precisa comprar”, relata Bruno Silva, que cuida voluntariamente da horte desde o início do projeto.
As turmas do 1º ao 9º ano do ensino fundamental se dividem no trabalho que vai desde plantio até a colheita dos alimentos. As atividades são desenvolvidas duas vezes por semana.
De acordo com a direção da escola, o cultivo é totalmente orgânico. “Todos a aprenderam a se alimentar bem, eles estão comendo algo que eles estão vendo de onde está vindo, algo saudável, que não tem veneno, que não tem nada, é o puro e saudável alimento”, afirma a diretora Maria de Fátima Rosa.

Alunos colhem frutos de horta escolar em Uruaçu (Foto: Reprodução/ TV Anhanguera)

– Da Redação: Motta Filho (DRT-GO: 3001).