Prefeita Solange (PMDB) desafeta área de quase 3 mil metros que já era utilizada pela igreja para atender seminaristas
Em cerimônia no dia 29 de maio, a prefeita Solange Bertulino (PMDB) oficializou a doação, ao patrimônio da Diocese de Uruaçu, de uma área verde de 2.846 metros quadrados do Seminário Maior São José, cuja área total é de 10.000 m². O trâmite burocrático nesse sentido – conhecido tecnicamente como “desafetação de área” (desafetação é uma expressão usada no direito administrativo para denominar o ato pelo qual o estado ou município torna um bem público apropriável) – foi regulamentado por Solange através do Decreto n°: 134/2015 (assinado no em 13 de maio) após os vereadores de Uruaçu aprovarem, em plenário, a Lei Municipal 1.846/15 que versava sobre o assunto.
De acordp o padre Franciel Lopes da Silva, reitor do seminário, o terreno agora escriturado já era utilizado para o cultivo de milho e mandioca à alimentação dos seminaristas em formação, residentes no local.o projeto agora segundo o sacerdote, é construir um prédio específico às atividades do Seminário Menor e Propedêutico São José, onde são ofertados os primeiros anos do conhecimento teórico aos futuros padres da Igreja Católica que irão atuar nas 27 cidades que integram a diocese. “A Diocese de Uruaçu completou seu 58º aniversário de instalação em 30 de maio e essa regularização chegou como uma espécie de presente para nós”, disse o Bispo Messias em entrevista à imprensa. “Sem dúvida alguma, esse momento era muito esperado por nós. Quero agradecer aos vereadores e a prefeita pela aprovação desse projeto de lei, pedindo a Deus que abençoe o governo municipal. A escritura dessa área representa segurança jurídica e tranquilidade, pois, agora sabemos que estamos em local oficial da diocese. Este gesto representa também o bem, num local de formação de presbíteros que vão servir à sociedade com os valores do Evangelho e os bens espirituais da Igreja Católica. No passado, muitas coisas eram feitas em gestos de confiança. Eu até brinquei , dizendo que até mesmo Dom José (Silva Chaves, bispo emérito da diocese) não sabia que essa área não estava devidamente legalizada”, acrescentou o Bispo Dom Messias dos Reis Silveira, na entrevista coletiva no Centro de Treinamento de Líderes (CTL) do seminário.
Bispo Dom Messias e a Prefeita Solange exibem a cópia da Lei Municipal 1.846/15 que versa sobre o assunto
De acordo com a Prefeita Solange, os atos legais tomados nos últimos meses à legalização da posse da área do Seminário Maior São José, pela Diocese, reforça o posicionamento institucional de seu governo como forma de respeito; de apreço; e defesa das pessoas e das instituições que desenvolvem atividades de interesse público em Uruaçu. Segundo Solange, a união do município com dom Messias e demais líderes religiosos da cidade foi decisiva para que o projeto fosse aprovado sem problemas pela Câmara Municipal. Ainda de acordo com Bertulino, os atos de regularização fundiária são uma prioridade numa cidade onde, segundo ela, a Secretaria de Habitação trabalha não apenas na construção de 746 moradias populares. “Agora, no próximo dia 4 de Julho, quando Uruaçu vai comemorar 84 anos de emancipação, pretendemos entregar a regularização das escrituras de cerca de 100 imóveis às respectivas famílias. Temos um dossiê onde apuramos que existem casos de bairros que 80% de sua área, aproximadamente, nós ainda precisamos regularizar. A união de trabalho e de boa fé, como foi esse trabalho com a área do seminário, é que fazem com que as coisas aconteçam de maneira satisfatória aqui em Uruaçu”, afirmou a prefeita da cidade do Pássaro Grande.
Dom messias assina o documento que oficializa a doação, sendo observado pela Prefeita Solange Bertulino e o Presidente da Câmara Municipal de Uruaçu, Francisco José Pereira, vulgo Francisco do Ônibus (PR)
Ao final da solenidade a Prefeita Solange, observada por Dom Messias, concedeu entrevista coletiva à imprensa que cobria o fato: Rádio Uruaçu FM; Jornal Folha Popular; Jornal Diário Popular; Jornal Diário do Norte; Jornal Correio do Povo e Assessoria de Comunicação do Governo de Uruaçu
– Reportagem: Motta Filho (DRT-GO / Registro Profissional: 3001).