Depois de São Miguel do Araguaia, agora foi a vez de Alto Horizonte
Uma quadrilha com cerca de 10 bandidos encapuzados, – fortemente armada com fuzis e escopetas de grosso calibre – provocou um cenário de horror e destruição na madrugada desta sexta-feira (4) em Alto Horizonte, quando explodiram a única agência da Caixa Econômica Federal da cidade do Norte do Estado. De acordo com o comandante do 14º Batalhão da Polícia Militar (14º BPM) em Uruaçu, tenente-coronel Maxwell Franco de Morais, a ação violenta teve início por volta de 1h30 quando a quadrilha fez vários disparos no prédio do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) de Alto Horizonte, que abriga o Destacamento da PM e a subdelegacia da Polícia Civil da cidade. Imagens que o DN recebeu mostram que as grades do portão do CIOPS viraram praticamente uma peneira, tamanha a quantidade de perfurações. As portas de vidro de duas lojas da cidade também foram estilhaçadas. O objetivo, segundo o oficial, era amedrontar os PMs que estavam de plantão naquela noite para que a explosão ao banco fosse consumada. Uma viatura da corporação e o carro particular de um PM, estacionados no local, foram perfurados pelos disparos. Na sequência, a quadrilha – supostamente numa picape Amarok branca e em várias motocicletas – foram até a rodovia GO-428 onde pararam o carro de um morador da cidade, que retornava de Campinorte. Na sequência, o carro foi atravessado no meio de uma ponte entre os dois municípios e, em seguida, incendiado pelos criminosos. De acordo com o oficial, a quadrilha orquestrou a ação dessa forma na GO-428 sabendo que o reforço policial chegaria até Alto Horizonte através da PM de Mara Rosa e de Uruaçu. O dono do veículo foi tomado como refém pelos bandidos que, ao chegaram ao banco, renderam mais duas mulheres. Segundo o comandante da PM de Uruaçu, os bandidos também atiraram numa das câmeras do sistema de monitoramento da cidade, que fica defronte ao banco, conseguindo assim que parte da ação criminosa não fosse gravada. Uma vez consumado a explosão e o roubo do dinheiro dos caixas eletrônicos – cuja quantia não foi revelada pela instituição financeira – a quadrilha fugiu da cidade com o três reféns na direção de Campos Verdes, liberando as vítimas na estrada vicinal que dá acesso à Mineração Maracá. Porém, de acordo com o oficial, tudo leva a crer que os bandidos percorreram um trecho de 20 quilômetros da estrada de terra entre Alto Horizonte-Campos Verdes onde empreenderam fuga pela BR-080, na direção de São Miguel do Araguaia e Bonópolis. Dada a gravidade da ocorrência, a PM de Uruaçu recebeu reforço de Goiânia com a presença de agentes do Grupo Antirroubo a Bancos (Gab) da Delegacia de Investigações Criminais (Deic) da Polícia Civil; do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar; e do Comando de Operações de Divisas (COD) também atuam no caso, com respaldo aéreo de um helicóptero do Corpo de Bombeiros.
“Essa quadrilha deve ser a mesma que tem agido no Norte, aproveitando a fragilidade das forças da Segurança Pública – inclusive jurídica – nas pequenas cidades da região. Foi uma ação bastante violenta e bastante ousada. Eles estavam bastante coordenados e sabiam onde os policiais residiam. Infelizmente, trabalhamos com o efeito-surpresa porque nós não temos condições de antecipar a ação deles. Todos esses criminosos são pessoas que, praticamente, já foram presas anteriormente, mas cujas quadrilhas não ficam muito tempo desativadas. Elas se reorganizam e provocam essa instabilidade. Mas, felizmente, não houve cidadãos ou policiais feridos. Agora é a hora de trabalharmos na tentativa de identificar os autores dessa ação em Alto Horizonte. Inclusive, nós já temos o nome de um suspeito, que teria ligação com a recente ação criminosa da explosão de duas agências bancárias que houve em São Miguel”, comentou o comandante da PM em Uruaçu.
Na capital, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Divino Alves de Oliveira, detalhou que toda mobilização foi feita no tempo certo e com trabalho intenso das forças especiais para elucidar o caso e prender os responsáveis pela ação criminosa em Alto Horizonte. Segundo o coronel, a PM de Goiás continuará agindo com celeridade e firmeza para combater criminalidade na capital e no interior com o máximo de rigor.
– Fonte: DN (Euclides Oliveira).
– Sob adaptações.