Depois de empatar em 2 a 2 com o surpreendente Nova Esperança, no Estádio Cajuzão superlotado, o time dos desportistas Nivaldo Celso e Nicanor Neto teve melhor sorte nos pênaltis e venceu por 5 a 4

Foi realizada no dia 23 de abril, um sábado, no Estádio Municipal Dilberto Rodrigues Batista (Cajuzão), a grande finalíssima da Copa São Vicente de Futebol Amador em Uruaçu. Depois de empatarem em 2 a 2 no tempo regulamentar, Barcelona e Nova Esperança decidiram a taça nos pênaltis. O Barcelona teve melhor sorte e ficou com o título ao vencer por 5 a 4. Um grande público marcou presença para prestigiar o jogo. Cerca de 1.500 pessoas estavam presentes. O Nova Esperança chegou a abrir 2 a 0 no placar e depois permitiu o empate. O jogo foi bastante disputado e digno de uma grande final. Com maior investimento, o Barcelona era de fato, o favorito para ser campeão, até porquê, trouxe dois, dos melhores jogadores da região Norte do Estado: Willia Bala (Alto Horizonte) e Moisés (São Luiz do Norte). Contudo, o adversário, podendo ser chamado também de ‘primo pobre’, não deixou barato e exigiu muito do gigante. Teve chances reais de vencer no tempo normal e talvez por falta de experiência e também pelo excesso de ansiedade deixou a conquista escapar entre os dedos.
O organizador do evento foi o desportista Claudio Aquino Júnior, vulgo Boi, morador do Bairro São Vicente, um dos maiores setores, em extensão de Uruaçu. O pré-candidato a prefeito Valmir Pedro e o empresário Mauri Lemes, além dos vereadores Taroba e Robson Pimentel, contribuíram com a premiação do torneio. A Superintendência Municipal de Esportes de Uruaçu (Governo Solange Bertulino) cedeu os campos em reais condições de jogo, para que o evento ocorresse com muito sucesso.
A Copa São Vicente é tradicional na cidade e foi criada nos anos 1980, pelos desportistas Geraldo Patrola, Adão do Lanche e Valdivino Gonçalves, vulgo Palito. Esta foi a sua 9ª edição. Nivaldo Celso, técnico do time campeão contabiliza cinco conquista deste torneio em diferentes equipes. Nicanor Neto (Neto da Distribuidora) que é o presidente campeão ficou chateado com a organização da copa, por entender que ficou bastante prejudicado por causa da data em que a decisão foi realizada, pois coincidiu com a data da realização de uma das etapas da Liga de Futsal do Norte, realizada em Porangatu. Os motivos seriam porque haviam jogadores que faziam parte da sua equipe e também da agremiação que representa a cidade de Uruaçu. Neto tentou adiar a data do jogo decisivo, no entanto, sem sucesso. Uma vez marcado o confronto, a sua equipe foi ao campo, jogou e venceu. Edilson Bispo de Souza apitou o jogo e teve como auxiliares, Maurilei Rabelo dos Santos e Ednaldo Almeida Lima. A Policia Militar (14º BPM) e o Corpo de Bombeiros (5º CIBM) deram apoio total no dia da decisão.

Respeito à pátria através do futebol: Momento da execução do Hino Nacional Brasileiro

Colaboradores: Valmir Pedro; Claudio Boi; Mauri Lemes; e Rony Piettro presentes na decisão

Barcelona Futebol Clube: O Campeão!!!

Nova Esperança F. C.: Vice-campeão da Copa São Vicente 2016

Público presente na decisão realizada no Estádio Cajuzão

– Reportagem e fotos: Motta Filho (DRT-GO: 3001).