Seis garotos foram pré-aprovados

A Associação Atlética Ponte Preta de Campinas, interior de São Paulo (AAPP), clube mais antigo do Brasil, com 115 anos (fundada em 11 de agosto de 1900), conhecida também como ‘Macaca’, realizou no dia 7 de dezembro em Uruaçu, Norte Goiano, mais um ‘recrutamento’, ou ‘peneirada’, com o objetivo de descobrir ou garimpar novos talentos para compor as suas categorias de base.
Cerca de 120 garotos com idades entre 12 e 16 anos participaram do chamado ‘vestibular da bola’. As avaliações foram feitas no Estádio Municipal Dilberto Rodrigues Batista (O Cajuzão), sob os olhares do coordenador Esquerdinha e do treinador de goleiros do time profissional, André Dias. As observações eram feitas por faixa-etária de idade, em várias sessões de treinamentos coletivos dirigidos/apitados pelo coordenador das categorias de base, da Superintendência de Esportes de Uruaçu, Claudio Cunha Costa.
Ao todo, 6 garotos despertaram interesse nos ‘olheiros’ do time paulista:  Jean Carlos (13 anos / Volante / Natural de Uruaçu);  Ronan Teles (14 anos / Meia-esquerda / Natural de Nova Iguaçu de Goiás); Toni Caio (14 anos / Meia- Esquerda / Natural de Mara Rosa) e Wesley Batista (14 anos / Atacante / Natural de Uruaçu); Afonso Henrique (15 anos / Meia-esquerda / Natural de Nova Iguaçu de Goiás); e Léo Ceni (15 anos / Goleiro / Natural de Uruaçu). Além dos ‘vestibulandos da bola’, naturais de Uruaçu (pertencentes às Escolinhas Cruzeirinho e Encontreiros), Nova Iguaçu de Goiás e Mara Rosa, atletas de Goianésia também participaram da peneirada.
A vinda da Ponte Preta a Uruaçu, ocorreu graças à parceria do desportista Gilberto Almeida (Gilberto JPO), com a pasta do esporte em Uruaçu, conduzida por este editor. Gilberto possui ligações profissionais e empregatícias com pessoas ligadas ao time do interior de São Paulo e com isso, fez a mediação da peneirada.
Em conversa com os profissionais da Ponte Preta, a reportagem apurou que os atletas aprovados terão uma semana de teste/estágio no clube e, se aprovados nesta segunda fase, terão alojamento, alimentação, escola e outras benesses, tudo por conta da agremiação. O período destes testes será informado dentro do mês de janeiro de 2015, aos responsáveis pelos garotos.
Já ficou definido também, que, para este ano de 2015, outra peneirada será realizada em Uruaçu. “Peça para estes garotos não perderem o foco e seguirem com empenho e dedicação, pois, quem não foi escolhido agora, terá uma nova chance de passar no teste da próxima vez” disse ‘Esquerdinha’ à imprensa.
Em Uruaçu, existem duas Escolinhas de Iniciação Esportiva, na modalidade futebol campo: Cruzeirinho (de responsabilidade do município) e Encontreiros (que possui convênio com o município). Ao todo, são cerca de 800 garotos em atividades futebolísticas na cidade administrada por Solange Bertulino, nos Estádios Serra Grande e Cajuzão. Em ambas as Escolinhas, exige-se a participação ativa dos atletas na Sala de Aula. Na Escolinha Encontreiros, por exemplo, o projeto é denominado: ‘Bom de Bola, Bom na Escola”.

Gilberto JPO (1ª da foto) acompanhado de André Dias (ex-goleiro da Ponte Preta e de outros clubes no Brasil e atual treinador de goleiros (2º da foto); Josuel Martins (o Esquerdinha – 3º da foto) coordenador da ‘Macaca’ e demais acompanhantes, amigos de JPO

Pessoal do interior paulista acompanhando as avaliações da Ponte Preta em Uruaçu, na Arquibancada do Estádio Cajuzão

Imagem durante atividades de avaliação no Estádio Cajuzão

Aprovados na peneirada: Jean Carlos (13 anos / Volante / Natural de Uruaçu);  Ronan Teles (14 anos / Meia-esquerda / Natural de Nova Iguaçu de Goiás); Toni Caio (14 anos / Meia- Esquerda / Natural de Mara Rosa) e Wesley Batista (14 anos / Atacante / Natural de Uruaçu)

Aprovado na peneirada: Afonso Henrique (15 anos / Meia-esquerda / Natural de Nova Iguaçu de Goiás)

Aprovado: Léo Ceni (15 anos / Goleiro / Natural de Uruaçu)

– Fotos e reportagem: Motta Filho.