A vítima, de 55 anos e do sexo masculino, teve a queda em um dos poços da região ao trafegar pelo local em companhia de outra pessoa
Na tarde do dia 13 de janeiro (terça-feira) o 1º PBM em Uruaçu foi acionado para atendimento de uma ocorrência de salvamento de um homem em um poço de cerca de SETE metros de profundidade na zona rural do Município de Santa Rita do Novo Destino, próximo ao Rio Maranhão e ao Lago de Serra da Mesa.
Trata-se de um local que fora área de garimpo no passado, antes da inundação para o Lago de Serra da Mesa. Neste local foram abertos vários poços e galerias para mineração.
O local é de difícil acesso, sendo necessário percorrer 40 quilômetros pelas Rodovias BR 153 e BR 080 e mais 30 quilômetros por estradas vicinais e sem pavimento que acessam fazendas da região. Em seguida os bombeiros militares percorreram mais 250 metros a pé para acessar o poço.
A vítima, de 55 anos e do sexo masculino, teve a queda em um dos poços da região ao trafegar pelo local em companhia de outra pessoa. Como o local era afastado da cidade, não havendo até mesmo sinal de telefone celular, foi necessário o solicitante da ocorrência se deslocar para outro local e conseguir contato com o Corpo de Bombeiros. Com isto a vítima permaneceu no local por cerca de 3 horas.
Quando as guarnições de bombeiros chegaram ao local, a primeira medida de segurança foi procurar pelo caminho adequado, já que segundo populares, na localidade existem aproximadamente mil buracos cobertos somente por vegetação, o que trazia risco para os militares também sofrerem um acidente. Assim, foi necessário contar com auxílio de pessoas que conheciam o local para chegar até o poço onde a vítima estava.
Em seguida foi feito o primeiro contato verbal com a vítima que estava consciente. Foi feita a montagem do tripé para o salvamento e um bombeiro militar desceu até a vítima que estava consciente. Em seguida foi feita a retirada da vítima devidamente imobilizada em prancha longa e com uso do tripé com sistema de roldanas e cabos de salvamento para redução de força.
Após a vítima ser retirada do local, foi transportada pela UR 151 para Unidade Hospitalar na cidade de Barro Alto, apresentando TCE leve e possível fratura em coluna lombar, mas consciente e orientada.
Participaram da ocorrência cinco bombeiros militares em duas viaturas (ABS 24 e UR 151).
– Com informações direto do 1º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Uruaçu-Goiás. Capitão Dutra (Comandante do 1º PBM)