Uruaçu – Eleições / 2020: Em debate promovido pela ACIAU/CDL ficou claro o amplo conhecimento do atual prefeito e as limitações do seu principal concorrente

Notícias

“Minha pergunta é para o candidato Valmir Pedro!…” Disparou Machadinho, aínda na fase de introdução do Debate. O mediador teve que intervir e explicar ao democrata, que aquele ainda não era o momento de perguntar

Numa iniciativa da Associação Comercial Industrial e Agropecuária de Uruaçu – ACIAU, bem como, da Câmara dos Dirigentes Logistas – CDL, foi realizado na noite desta quinta-feira (5), um debate entre os candidatos a prefeitos (a) pela Cidade do Pássaro Grande, visando o pleito de 15 de novembro.

Respondendo perguntas sobre temáticas pré-estabelecidas: educação; saúde; economia; segurança pública; turismo; e corrupção), os candidatos (a) se submeteram a um verdadeiro teste de conhecimento administrativo; intelectualidade; poder de oratória e raciocínio lógico.

O evento que também contou com a participação da OAB-Subção Uruaçu, através do seu atual presidente, Rodrigo Souza Magalhães (inclusive, tendo direito a fazer perguntas aos candidatos) teve uma audiência bastante significava nas redes sociais da ACIAU, levando-se em consideração as participações com comentários; curtidas; e compartilhamentos.

Através de suas respostas e propostas, os postulantes ao cargo de número 1 do Município de Uruaçu, a partir de 1° de janeiro de 2021, a ser conhecido na eleição do próximo dia 15, tiveram a oportunidade de mostrar aos 27.779 eleitores (segundo números do Tribunal Regional Eleitoral – TRE) e a toda população, o que são, e, do que são capazes de desempenhar, em prol dos mais de 41 mil habitantes uruaçuenses, nos próximos quatro anos.

O desempenho dos convidados/candidatos ocorreu dentro do esperado pela maioria. Jânio Ferreira, usou muito o jargão: “o jeito de governar do PT” quando se referia ao seu plano de governo. Na ocasião em que foi abordado o tema saúde, em um dos trechos de sua resposta, o petista disse que o ‘Hospital Regional do Norte em Uruaçu, só funcionará quando Lula voltar a presidência da República.

A candidata do MDB Ana Paula Catoira, foi bastante segura em suas respostas e exposições de ideias, demonstrando capacidade para exercer a função de prefeita, caso chegue lá. Ana Paula, em uma de suas perguntas aos opositores, questionou o candidato do DEM, de onde ele vai tirar o recurso para bancar o eventual auxílio de R$ 300,00 (trezentos reais), aos moradores de baixa renda, prometido por Machadinho em campanha, caso a pandemia se prolongue. O democrata por sua vez, respondeu que vai tirar esse valor da “corrupção”. Irá adotar sistema ‘corrupção zero’, e assim geraria fundos para conceder tal auxílio.

O candidato Machadinho do DEM, se mostrou mais uma vez baralhado. Logo de início, ainda na fase de introdução do Debate, equivocadamente, já quis fazer uma pergunta ao candidato do PSDB, Valmir Pedro, tendo que ser alertado pelo mediador, ainda não era o momento certo para fazer perguntas. Em outros trechos do evento, Azarias se mostrou confuso também, como por exemplo, quando perguntado sobre como faria para qualificar profissionais na área de saúde, para trabalhar no Hospital Regional, quando estiver em funcionamento, ele mais uma vez de forma equivocada, apareceu falando em implantação de Cemei’s. No geral, com respostas visivelmente mecânicas, Machadinho demonstrou, que, caso ganhe as eleições, dependerá (e muito) de terceiros, quando pipocarem as demandas, e, decisões tiverem que ser tomadas, sobretudo quando tiver que ir a público, por meio da comunicação social (ou imprensa), para levar os fatos a população. Machadinho, ao ser questionado se irá resgatar o carnaval, ele disse que sim, porém, com algumas adequações e com a participação do Ministério Público (MP); Polícia Militar (PM); Polícia Civil (PC); Corpo de Bombeiros Militar e outros órgãos e entidades.

O candidato do PSDB, Valmir Pedro, com a experiência acumulada ao longo dos anos, notoriamente, foi quem teve a melhor performance. Respondeu todas as perguntas, tanto pertinente aos temas, bem como, aquelas provenientes dos opositores, com bastante clareza, precisão e com conhecimento de causa. Principal Alvo de Machadinho no Debate desta quinta-feira, o atual prefeito e que busca a reeleição, não deixou nenhuma pergunta sem resposta. Até mesmo daquelas mais polêmicas. O democratas questionou o tucano, sobre o episódio do discurso em que teria chamado os jovens de “maconheiros”, daí vieram os argumentos: “seus aliados pegou o meu discurso, fizeram o recorte e só colocaram a parte que lhes interessavam…”. Valmir reafirmou que sendo reeleito, acabará de uma vez por todas, com a “turma do Camarote”.

A mediação do Debate ficou por conta do advogado e diretor jurídico da ACIAU/CDL, doutor João Neto. Para quem não teve a oportunidade de assistir o evento, que teve duração de pouco mais de 3 horas, poderá acessá-lo no YouTube.

Candidato Valmir Pedro (PSDB)
Candidato Machadinho (DEM)
Candidata Ana Paula Catoira (MDB)
Candidato Jânio Ferreira (PT)
  • Reportagem: Motta Filho
  • Imagens: ACIAU/CDL.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.