Valorização aos mestres – Secretaria da Educação de Uruaçu reuniu educadores para um ‘Café da Manhã’ no Cabiúna

Notícias

Reconhecimento, brindes e sorteios de prêmios preencheram a animada manhã de 13 de outubro

O atual Governo de Uruaçu (Solange Bertulino – PMDB), através da Secretaria Municipal de Educação, pasta ocupada pela educadora Maria de Fátima Alves Oliveira, comemorou na manhã de terça- feira (dia 13 de outubro), o dia do Professor. O evento que homenageou todos os educadores da rede municipal de ensino (Escolas e CMEIs), contou com a presença da chefe do executivo local, dos Vereadores Wanildo Freitas (PSDB), Jairo Balbino (PT) e Roberto Tavares (O Amigo 10 / PSD), parte dos secretários e superintendentes da equipe de governo, além, lógico, dos homenageados e vários populares de diferentes atividades profissionais de Uruaçu. O evento ocorreu no formato, ‘Café da Manhã’. Houve a entrega de presentes e, ao final da solenidade um bingo foi realizado, onde os prêmios foram: TV, Micro Ondas e um Forno Elétrico.

Em sua fala a Secretária Fátima agradeceu aos presentes, aos homenageados, aos colegas de governo e, deixou claro mais uma vez, que a educação vem dando certo em Uruaçu, graças ao total apoio da Prefeita Solange, que não tem medido esforços em investir no setor. A imprensa presente também foi lembrada pela maior autoridade educacional da Cidade do Pássaro. Aliás, os jornalistas são muito bem tratados na atual gestão, sobretudo, nos diversos eventos organizados pela Cecretaria da Educação, inclusive, foi criado um espaço exclusivo aos membros da imprensa.

A Prefeita Solange ao fazer uso da palavra, não poupou elogios ao trabalho que a sua Secretária Maria de Fátima tem desempenhado, juntamente com toda a sua equipe, a frente da pasta. “Quero lhe parabenizar Fátima, pelo excelente trabalho que tem feito pela educação do Município, receba os meus cumprimentos” disse a Solange. A prefeita também destacou a importância do investimento nos profissionais da educação e lembrou o fato de que o seu governo foi um dos primeiros no Brasil a pagar o piso salarial aos educadores: “Quando o profissional está satisfeito, por ordem, as coisas vão acontecendo até chegar ao patamar mais alto de eficiência; Isso é o resultado do Ideb; isso é o resultado da união; isso é o resultado de todo um conjunto; as Escolas, as Creches, e a área esportiva merecem destaque pela total expansão. Não existe sucesso de um só, o sucesso é feito por muitas mãos. Eu quero neste momento destacar também os transportadores que trazem e lavam os alunos da Zona Rural. Esse pessoal levanta às 3h da manhã, para transportar o nossos estudantes e, isso tem que ser valorizado” concluíu a esposa de João Bertulino. O chefe de gabinete Evísio Silva ao discursar se aproveitou da oportunidade e anunciou as atrações da vasta programação voltada ao dia do servidor público, a ser promovida pelo Governo de Uruaçu, a exemplo do que ocorreu em 2014. O dia 28 de outubro foi a data instituída por Getúlio Vargas para se comemorar o dia do funcionalismo público. Neste dia, vale ressaltar, não é feriado.

Melhorias
As Escolas Municipais de Uruaçu estão recebendo novas Carteiras Escolares, oferecendo mais conforto aos estudantes. Ao todo, serão entregues 341 unidades, beneficiando os alunos das Escolas Oscar Barroso, CMEI Talita Fernandes Guimarães e CMEI Odete Freitas Camapum. Ano passado, foram entregues mais de 900 novos assentos. Além disso, as citadas Escola e os dois CMEIs, incluindo, também a Escola Lastênia Fernandes de Carvalho e o CMEI Generosa Fernandes de Carvalho, ganharam a reforma do prédio e nova pintura.

Todas as unidades escolares do município, somando as 5 escolas da área urbana, as 2 da área rural e mais os 5 CMEIs, estão sendo contempladas com Projetor Multimídia, recurso importante para dinamizar as aulas. Além disso, todos os alunos estão recebendo o kit da merenda escolar, contendo caneca, colher, copo e prato. Em todos os anos do atual mandato, os estudantes foram contemplados com kits escolars, com uniforme, mochila, lápis e cadernos.

Em relação frota, a Secretaria Municipal de Educação recebeu recentemente 2 vans e mais um Ônibus Escolar, aumentando para 6 ônibus. Outro benefício que merece destaque foi a entrega de Parquinhos Infantis para todos os CMEIs. Essa soma de bons resultados na educação, Uruaçu se destaca ainda pelo cumprimento da Lei do Piso Nacional aos professores do município, desde o início da atual administração.

Qualificação
Ainda na área educacional, considerada prioritária, juntamente com a saúde e a habitação, o atual Governo de Uruaçu desenvolve diversas iniciativas na capacitação dos professores, com reflexo direto nos bons resultados na Provinha Brasil e Ideb, atingindo metas em até 2 anos antes do originalmente previsto. Outro exemplo é a adesão ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa-PNAIC, um compromisso do Governo Federal e dos Estados e Municípios, visando assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os 8 anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. O PNAIC foi implantado em Uruaçu desde o início desta administração, em 2013, com ênfase na capacitação em Língua Portuguesa. Em 2014, o PNAIC priorizou a capacitação em Matemática. O PNAIC 2015, lançado com o Seminário de Abertura no último dia 9 de setembro, além de trabalhar com todos os componentes curriculares de forma interdisciplinar (Português, Matemática e Ciências), inseriu também um caderno exclusivo para discutir a gestão no ciclo de alfabetização. Os professores das classes de alfabetização, do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, vão desenvolver o trabalho de capacitação até o mês de dezembro, orientados por professores da Universidade Federal de Goiás (UFG).

O esforço na qualificação dos professores da Rede Municipal de ensino avançam nos cursos oferecidos pelo Polo de Uruaçu da Universidade Aberta do Brasil (UAB), através de convênios com as Universidades Federal e Estadual de Goiás. Na graduação, os professores participam dos cursos de Matemática, Artes Cênicas e bacharelado em Administração Pública. Na pós-graduação, os professores frequentam os cursos voltados às áreas de Educação, Gestão e Saúde.

Como se vê, o Município de Uruaçu está em total expansão, principalmente no setor educacional, a base de tudo. Ao contrário do que a oposição tem equivocadamente pregado. Nas demais áreas, a exemplo da saúde, promoção social, habitação, meio ambiente, entre outras, o avanço é perceptível. Veja algumas imagens do ‘Café da Manhã’ dedicado aos professores de Uruaçu pela Semec:

Prefeita Solange (esq.): Elogios à Secretária Fátima (dir.)

Lotação máxima: O amplo espaço do Cabiúna Eventos ficou repleto de profissionais ligados à educação

Bem na foto: Unidade Escolar no ato do recebimento de brindes

A foto e o fato: Unidade Escolar no ato do recebimento de brindes

Com as mãos nos brindes: Mais algumas lembrancinhas entregues

Pela educação: Dedicação, foco e fé

Integração: Educação através do esporte

A união faz a força: Equipe de trabalho da Semec

Reconhecimento: O trabalho da imprensa é valorizado pela Semec

Bingo: Prêmios sorteados

Musicalidade: houve até som ao vivo

– Reportagem: Motta Filho (DRT-GO: 3001).
– Com informações da ASCOM.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.