MENU
PERFIL
FOTOS E FATOS
BREVES E QUENTES
FORA DA ÁREA
OPINIÃO TOTAL
BEM NA FOTO
BOLA CHEIA
BOLA MURCHA
EVENTOS
GIRO GERAL
NEGÓCIO DA HORA
OCORRÊNCIAS
INTERNACIONAIS
ESPORTE
DIVULGAÇÕES
EXPEDIENTE
CLASSIFICADOS
JORNAL FOLHA POPULAR
EDITORIAL
 
COLUNAS
ESPAÇO ESPÍRITA
ESPAÇO EVANGÉLICO
PAI DA MATÉRIA
POR DENTRO DA MODA
SORRISO EM PAUTA
DIREITO & CIDADANIA
ESPAÇO CATÓLICO
ESPAÇO RURAL
 
Enquete
Enquete

Em relação às Eleições de 2018, Uruaçu deverá apoiar apenas candidatos a DEPUTADO ESTADUAL local?

SIM
NÃO
TAMBÉM OS DE FORA
TANTO FAZ

    Votar

    Parcial

Resultado das Enquetes


 

Untitled Document

 
 EVENTOS
06-10-2015 11:10
Uruaçu – Lançado em 17 de setembro o Plano Municipal de Educação (PME) 2015/2025

Refere-se a uma exigência prevista na Lei Federal nº 13.005, de 25 de junho de 2014, que instituiu o Plano Nacional de Educação (PNE)

Apesar de aprovado já há um bom tempo e em execução a todo vapor, o Plano Municipal de Educação (PME) em Uruaçu, aconteceu na noite de 17 de setembro de 2015, no Espaço Eventos. A Cerimônia de lançamento do Plano que compreenderá entre 2015-2025 contou com várias autoridades, de diferentes segmentos da sociedade uruaçuense. O PME trata-se de um Importantíssimo documento alinhado através de uma ação coletiva, formada por representantes de várias instituições que compõe a Comissão Municipal de Educação, sob a coordenação da Secretaria Municipal da Educação de Uruaçu, capitaneada pela educadora Maria de Fátima de Oliveira, dentro do atual governo (Solange Bertulino – PMDB).

O PME define metas educacionais para o Município por um período de 10 anos. Refere-se a uma exigência prevista na Lei Federal nº 13.005, de 25 de junho de 2014, que instituiu o Plano Nacional de Educação (PNE). O PME abrange não somente a educação na rede municipal de ensino e deve estabelecer diretrizes e metas, para o ensino médio e para a educação superior no município, dialogando com os responsáveis por esses níveis de escolarização.

O PME deve ser elaborado em consonância com o Plano Estadual de Educação e o Plano Nacional de Educação e, ao mesmo tempo, garantindo a identidade e autonomia do Município.

Do evento de lançamento do PME em Uruaçu, participaram além da Professora Maria de Fátima Oliveira, secretária municipal da educação, Solange Bertulino (PMDB), prefeita municipal, Professor Francisco Gomes Neto (PROS), vice-prefeito, doutor Afonso Antônio Gonçalves Filho, 1º Promotor de Justiça da Comarca de Uruaçu, quase 100% dos diretores de estabelecimentos de ensino das esferas municipal, estadual e até federal (pública e particular), além de vários colaboradores.

Padre Thiago Alves Gomes representou as entidades religiosas, inclusive, concedendo entrevista aos nossos meios de comunicação (PORTAL DO MOTTA e JORNAL FOLHA POPULAR). “Eu li da primeira, a última letra do Plano”. Disse o padre. “Sou professor desde os 15 anos de idade e atesto o PME de Uruaçu, o classifico como bem feito e bem estruturado” continuou. “É com grande alegria que estamos aqui reunidos para o lançamento desse Plano da Educação, ele é importante porque dá as estratégias e metas a serem alcançadas, a fim de contribuirmos na formação dos cidadãos, para que eles saibam agir e pensar para nossa sociedade. Nosso Plano foi muito bem elaborado e não feriu em nenhum momento, a dignidade da pessoa humana”. Concluiu.

Presentes também representantes do Fórum Municipal de Educação, do Conselho Municipal de Educação, da Câmara Municipal de Vereadores (através de Jairo Balbino - PT; Joeli Gomes - PMDB; e Roberto Tavares – PSD). Secretários e Superintendentes Municipais do atual governo, coordenadores e professores engrossaram a lista de convidados. Parte da imprensa local e regional que valoriza o segmento educacional esteve presente na cobertura do lançamento do PME. Os meios de comunicação cujos, estiveram conferindo inloco o evento foram: Jornal Folha Popular; Portal do Motta; Jornal Correio do Povo; Jornal Correio Popular; Jornal Diário do Norte; além da Assessoria de Comunicação do Município de Uruaçu (Ascom).

Em entrevista, a secretária da educação Maria de Fátima enfatizou o esforço e a parceria de todos, no sentido de iniciar, desenvolver e concluir o PME. “Eu só tenho a agradecer, é um momento muito especial para nós da educação, que é a culminância desse Plano que foi elaborado com toda comunidade educacional e todas as entidades e, hoje aqui, nós estamos realizando um sonho. É um sonho, mais também é uma realidade, pois se trata de uma etapa nova que se inicia, e para nós é um grande prazer receber todos aqui, as entidades religiosas, o Ministério Público, Professores, enfim, toda a comunidade. Agente percebe que realmente as pessoas e entidades estão preocupadas com a nossa educação. Então é um dia muito feliz para todos nós da Secretaria da Educação. A realização do PME não foi fácil, foi muito trabalhoso mais tínhamos a consciência de que nosso Município necessitava da participação de todos, para que tenhamos uma educação de qualidade”. Disse a gestora da educação em Uruaçu. “Na verdade, nesse Plano, algumas metas já vêm sendo trabalhadas, algumas metas que existem no PME nós já estamos trabalhando com elas. Hoje na verdade é o dia ‘D” da apresentação. E isso com certeza, todas as entidades já estão buscando fazer o seu planejamento, porque não é somente o Município, mas, a rede municipal, a rede estadual. O seu Plano de Ação terá que estar alinhado ao PME. Portanto, hoje nós estamos apresentando e estamos distribuindo a todas as entidades, para que elas possam junto ao PME, fazer o seu alinhamento, o seu Plano de Ação. Quero também agradecer a imprensa presente nesta solenidade. É o nosso trabalho sendo divulgado e, de forma muito positiva. Concluiu Maria de Fátima.

O evento foi abrilhantado pelo Professor Marcos Paulo Bispo interpretando o Hino Nacional e pela Professora Fabrícia Vicentine que declamou a poesia: “Uma bela utopia” de sua própria autoria.

Na oportunidade foi entregue também a premiação do concurso Capa MPE para aluna Witnam Milhomem do 5º ano da Escola Municipal Professora Lastênia Fernandes de Carvalho. No holl  das homenagens quem teve o reconhecimento de honra e mérito foram a professora da aluna Valdecy Correa e a diretora da instituição, Kênia Cristine. No encerramento da cerimônia houve a entrega de cópias do PME aos participantes e, para coroar a solenidade foi servido um coquetel de confraternização.


Valorização:
Durante sua fala a Prefeita Solange (esq.) destacou a importância de cada membro componente da equipe que projetou e concretizou o PME. Todos foram convidados a ir à frente (conforme foto)


Público: Grande número de pessoas presentes no lançamento do PME


Houve até apresentações culturais no lançamento do PME:
Professora Fabrícia Vicentini declamou a poesia: “Uma bela utopia” de sua própria autoria

- Reportagem: Motta Filho (DRT-GO / Reg. Profissional: 3001).

Histórico
  » 17-07-2017 16:07 - Tradição - Realizada a 17ª Jornada Médica em Uruaçu
  » 22-06-2017 14:06 - Artista Plástico Adson Rodrigues Ferreira (Edinho Pintor) lança o ‘Olhar com Arte para a escola’
  » 14-03-2017 08:03 - Aciau sob nova direção – Maria das Graças Oliveira presidirá até 2019
  » 28-09-2016 15:09 - Lançamento - Pastora Léia Cristiane apresenta o seu primeiro trabalho como escritora
  » 17-06-2016 23:06 - Adrenalina pura!!! – Realizada a ‘1ª Prova de Motocross Serra da Mesa’ em Uruaçu
  » 14-04-2016 21:04 - Cultura – Prefeita Solange prestigia peça teatral no IF-GO
  » 28-01-2016 19:01 - Educação – Secretária Maria de Fátima empossa mais 15 Professores na Rede Municipal
  » 22-12-2015 11:12 - A festa é sua, a festa é nossa!!! – Seme de Uruaçu se confraterniza com servidores e seus familiares
  » 11-11-2015 18:11 - Festa de arromba para os servidores de Uruaçu
  » 06-10-2015 11:10 - Uruaçu – Lançado em 17 de setembro o Plano Municipal de Educação (PME) 2015/2025
veja o histórico completo
  Untitled Document
 Publicidade
 
Google




Untitled Document

© mottafilho.com.br - todos os direitos resevados
Contatos: mottafilho.103@uol.com.br e contato@mottafilho.com.br
(62) 8539-4249 / 8145-2937